Impressões do Festival Mundo 2010! Primeiro dia...

por - 15:22



Varadouro Groove Orchestra no Festival Mundo (2010)




Bom, normalmente nós não fazemos isso, mas vamos tentar mandar as impressões do Festival Mundo 2010 separadas por dia. La vai...


Às quatro horas e vinte minutos da tarde (ótima hora!) teve início o Festival Mundo 2010. E começou muito bem, na entrada da usina Energisa com a big band local Varadouro Groove Orchestra tocando no chão. Pelo que entendi o projeto é uma espécie de celebração ao bom momento da música alternativa paraibana. São nove baterias (originalmente seriam 10, um dos bateras teve que faltar), um baixo, uma guitarra e 2 trompetes fazendo um groove descompassado dividido em 2 atos. Legal que a arrumação da banda deixava 2 fileiras de baterias de frente umas as outras e o restante do bando entre as fileiras e alternavam as bateras de um lado pra outro. Deixo aqui a primeira sugestão pro Coletivo Mundo, esse projeto deveria iniciar todas as edições do festival de agora em diante. Acho ainda que deveriam encerrar também, com participação de mais integrantes que tocassem no festival durante os 3 dias, mas nao sei se isso é logisticamente possível.





Ubella Preta no Festival Mundo (2010)



Vamos então as bandas que tocaram no belo e enorme palco montado adentrando a área da bela usina Energisa. A local Ubella Preta foi responsável pela abertura dos trabalhos no palco principal, se você quiser saber do que se trata a banda leia a entrevista abaixo. Posso dizer que foi o melhor show que eu vi do trio, pegaram um som arrumado e desempenharam um belo papel. O show contou com participação de integrantes da banda Anjo Gabriel e uma mulher dançando na primeira faixa executada pelo trio, que se encontravam mascarados no palco. Um show curto e competente com muita água de jamaica pra todo mundo beber.



A Banda de Joseph Tourton no Festival Mundo (2010)



Continuando a vibe instrumental adentrou ao palco os pernambucano da A Banda de Joseph Tourton que estão voltando pro nordeste apos mais de um mês de tour pelo brasil. Posso dizer que essa tour deixou o grupo tão afiado que os meninos nem olham uns para os outros durante o show. Talvez pela constante repetição eles tambem estejam menos dedicados a execução das faixas do disco com perfeição. Nem por isso deixaram de fazer um belo show de rock instrumental com pitadas de samba, MPB e dub. Animaram geral os presentes que acompanhavam atentamente o show do quarteto que só deve crescer cada vez mais.


Veio então a banda local Pedecoco e confesso que não entendi muito bem qual é a proposta da banda. Inicialmente parecia uma mistura de regional, xote, xaxado com reggae, depois assumiram a vibe regueira e tocaram assim o show até o final. Algumas faixas pendiam pra onda roots do reggae e foram bem recebidos pelo público presente mesmo que eu tenha achado o show morno.



Falsos Conejos no Festival Mundo (2010)



Depois rolou a primeira atração internacional do festival mundo 2010, os argentinos da Falsos Conejos. E com eles o esquema é som e experimentalismo no talo, nada de boa noite ou qualquer interação com o público que não seja sonora quando estão em cima do palco. O trio distilou experimentalismo e noise durante o show, foi o melhor show da noite na minha modesta opinião. A banda, que esta em tour pelo brasil com a Joseph Tourton demonstrou qualidade desorganizando os presentes com uma bela performance experimental com pitadas de jam session.


Chegamos então ao show mais fora do lugar da noite para mim. O show do sergipano Wado foi chato, burocrático, em momento algum decolou. E olhe que tinha gente lá só pra ver o cara, cantando as músicas juntos e tudo mais, mas nem assim o lance funcionou. O som estava estranho (ou é estranho mesmo?!) uma batida eletrônica misturada com um samba rock maroto, tanto deu sono que tinham pessoas sentadas assistindo o show.



Desalma no Festival Mundo (2010)





E ai a noite voltou para os eixos, Desalma parecia que estava tocando em casa. Do nada apareceram camisas pretas de todos os lados, um ótimo público que foi muito receptivo com o trio pernambucano de metal. Conseguiram fazer um show melhor que o do Festival DoSol, semana passada. Igor, Renato e Mathias SÓ ESTÁ FALTANDO O DISCO!! E com isso terminou minha primeira noite do Festival Mundo 2010, estava de carona e não pude conferir as 2 últimas atrações da noite. Na saída dei de cara com a fiscalização entrando no evento, espero que o som não tenha diminuido. O local dos shows é lindo e bastante organizado, porém fica perto de um hospital e não pode rolar o barulho até tarde. Fora os shows tinha apresentação de filmes, alguns com vjs e djs ao mesmo tempo. A vernissage e o lançamento de livros, como o Devotos 20 anos do Hugo Montarroyos, tudo fluindo perfeitamente bem. Logo menos tem mais...


PS: Todas as fotos retiradas do Flickr do Festival Mundo, tem muito mais fotos por la...

Você também pode gostar

1 comentários

  1. >Acabei vendo pouca coisa da noite de ontem. Gostei muito da Varadouro Groove, mandando muito bem com nove bateras.Como Diego comentou comigo, os caras da Banda Joseph Tourton estão tão entrosados quem nem se olham no palco. Showzaço.Lamentei profundamente ter perdido o show do Desalma, mas fontes seguras me garantiram que eles arrebentaram!Hoje quero ver Anjo Gabriel e Julia Says.

    ResponderExcluir