Os 5 melhores nacionais de 2010 (E um gringo pro cês), por Thiago R.

por - 17:41

Continuando a lista de melhores do ano elaborada aqui no altnewspaper pela galera do HominisCanidae, lá vai meu top 5 + 1 gringo:




5º. Santa Maria da Feira - Santa Maria da Feira:A banda já chama atenção com o seu nome inusitado, que serviu também como nome para primeiro CD lançado agora no segundo semestre de 2010 e que era esperado por vários fãs que a banda conquistou ao lançar algumas músicas no MySpace.

Santa Maria da Feira representa muito bem a nova onda da música independente brasileira com seu rock “indie”, letras irreverentes e inteligentes.




4º. Thiago Pethit - Berlim, Texas: “Berlim, Texas” é o segundo trabalho, sendo o primeiro CD, do músico paulista Thiago Pethit de 27 anos, que havia em 2008 lançado um EP chamado “Em Outro Lugar” e que foi muito bem recebido por crítica e público. A diversidade merece destaque nesse novo álbum que conta com canções em português, inglês, francês e sofreu clara influência de cantores como Leonard Cohen e Tom Waits, além de toda Chanson Francesa. Fora isso com seu novo trabalho ele ganhou o prêmio de Aposta MTV no VMB 2010, o que mais parece uma aposta em quem já está ganhando de goleada.

3º. A Banda de Joseph Tourton - A Banda de Joseph Tourton: Instrumental e experimentalismo são duas palavras que definem muito bem o estilo da peculiar “A Banda de Joseph Tourton”, porém a banda vai muito além e vem se destacando cada vez mais na cena post-rock brasileira, que conta com ótimas bandas. O CD homônimo lançado este ano tem dez canções extremamente bem trabalhadas mesclando elementos do jazz, do rock e de vários outros estilos, o que torna a banda única.ABDJT fica então com o terceiro lugar no meu top 5 de melhores CDs do ano.

2º. Juliana R. - Juliana R.: Outra nova cantora que foge do comum, Juliana R. que nasceu em Sorocaba e hoje reside em São Paulo, é dona de uma linda voz e abundante criatividade. Lançou este seu primeiro CD dia 19 de novembro num show no Centro Cultural Rio Verde, que contou com várias participações especiais entre elas a do guitarrista Edgar Scandurra. O CD em si traz canções inéditas e novas versões de canções do seu primeiro EP, que por sinal também é ótimo. Mesmo com toda expectativa que criei por esse CD, ele me surpreendeu.

Na minha opinião, o segundo melhor lançamento de 2010.

1º. Apanhador Só - Apanhador Só: Essa é pra fechar com chave de ouro! Apanhador Só é uma banda formada por jovens rapazes de Porto Alegre/RS. Alguns os comparam à Los Hermanos, mas no meu entender eles apenas beberam dessa fonte, pois possuem um estilo próprio dentro da cena “rock alternativo”, seja a de hoje ou a da década passada. Com ótimas letras e arranjos como pode ser observado nas músicas “Peixeiro” e “Nescafé” a banda conquista novos fãs a cada dia, sem parecer ter tal pretensão comercial. Enfim, é complicado expressar em palavras o que vem à cabeça ao ouvir esse CD, mas com certeza é uma ótima sensação.


Agora chegou a hora do gringo...

Just Like Vinyl - Just Like Vinyl: Com o fim da banda de rock progressivo/experimental The Fall of Troy muitas pessoas se sentiram órfãs, afinal a banda durou 8 anos e lançou 8 trabalhos entre EPs e CDs. Mas felizmente isso durou pouco... Por que? Simples, porque Thomas Erak se apressou em montar outra banda, essa sobre a qual vos falo agora. Entre o fim da TFOT e o lançamento desse CD se passaram apenas alguns meses, porém foi o suficiente para que se fizesse um CD totalmente digno dos bons e velhos tempos de TFOT. Com guitarras explosivas, berros e direito a uma faixa apenas com solo de bateria intitulada “D.R.U.M.S.”, o CD Just Like Vinyl foi o escolhido por mim para figurar nesta lista como o melhor gringo de 2010.



E é isso, galera... Encerro por aqui a minha primeira (espero que de muitas) participações no altnewspaper, espero que tenham curtido. Fiquem atentos pois novas listas virão.

Você também pode gostar

0 comentários