Um passo por vez: Jair Naves e seu incrível dom de surpreender a todos

por - 12:43



Lembram quando disse que Jair Naves era um músico, isso lá na resenha do EP Araguari, então, o novo single lançado ontem, dia 03 de maio e que contou com a participação de Ynaiã Benthroldo e Ney Hugo (Macaco Bong) confirma o que está registrado naquele texto. Um Passo Por Vez, o nome do single com duas músicas, traz consigo todo o lado melodramático e poético de Jair Naves, desde os acordes iniciais da primeira música, Um Passo Por Vez, aos versos finais de Minha Cúmplice, Minha Irmã, Minha Amante.

Na primeira canção, Jair Naves e sua banda chega a remeter o ouvinte com uma introdução que lembra de leve Araguari I (Meus Amores Inconfessos), mas o que acontece é absurdamente o contrário. Enquanto na primeira faixa do EP, Jair Naves canta sobre sua nostalgia em relação à cidade natal, em Um Passo Por Vez, o eu-lírico que é pouco mais que a soma de incontáveis hematomas que foram adquiridos ao longo de uma vida errática, canta seus fiascos com uma sinceridade que nunca vi igual. A música segue e ele afirma sempre que deve dar um passo por vez. O instrumental da banda torna tudo mais autêntico e forte. Com um clima calmo, a base musical serve como um enorme complemento para a voz de Jair Naves soar mais forte que o esperado e prender a atenção de quem ouve.




Em Minha Cúmplice, Minha Irmã, Minha Amante, segunda e última música do single, o ambiente criado pela banda e por Jair Naves consegue ser mais confesso e visceral que em Um Passo Por Vez. Enquanto na primeira, a solidão do personagem, sua falta de perspectiva em relação a sua vida atual e a tentativa de voltar a guiar seus passos, ser quem de fato ele é, seja no trabalho, na rotina, em casa ou com a mulher amada, é o assunto principal, a temática na segunda faixa é outra. Parece que paralelamente ao que é cantado, acontece algo tão importante quanto o riso ao ver a menina mais bonita com quem ele já feriu seus ingênuos olhos provincianos. O personagem parece confuso e sem saber no que se concentrar: no sentimento próprio em relação a garota, na falta de gosto em viver ou nas mulheres que buscam o conforto no Senhor.

Sem sombra de dúvida, o single Um Passo Por Vez superou minhas expectativas e a de muita gente. Resta agora esperar o disco que contará com essas duas músicas e mais no mínimo, umas oito ou nove faixas. Com esse tira gosto, pode ter certeza que vai sair mais um ótimo lançamento do Jair Naves e sua banda.






Pra quem é do Nordeste e estava esperando ansioso um show do Jair Naves, terão 4 por aí, da uma olhada:
12/05 - Burburinho Bar (Recife/PE) 23h00
13/05 - Festival Maionese (Maceió/AL) 22h00
14/05 - Bar Ali Do Lado (Salvador/BA) 23h00
16/05 - Rua Da Cultura (Aracaju/SE) 20h00

Você também pode gostar

0 comentários