Dez Artistas para Entender a Influência do Folk

por - 17:17


Quem gosta sabe: a influência do folk não ficou só no folk. Só lembrarmos um pouco de que muitos artistas que tem outra pegada beberam no folk de alguma maneira. Jimi Hendrix mesmo dizia que aprendeu a tocar tentando fazer na guitarra o que Bob Dylan fazia com o violão, voz e gaita. É no Mr. Zimmerman que pensamos quando falamos de folk. Talvez seja o artista que mais atingiu a música nos últimos tempos. Lembro de quando ouvia, com muita freqüência, o Nada Surf.Isso mesmo. Aquela banda que teve aquele one hit Wonder chamado ‘Popular’.Mas a faixa que lembro é ‘Blonde on Blonde’, a qual diz “I’ve got ‘Blonde on Blonde’ in my portable stereo, It’s a lullaby, from my giant golden radio”, algo como “eu tenho o ‘Blonde on Blonde’ no meu estéreo portátil, é uma canção de ninar vinda do meu gigante rádio dourado. Quando você vê um artista escrevendo sobre uma música em particular você percebe como aquilo tem importância.O lance é que comecei a ouvir folk lá pelos meus 16 anos. Foi aquele filme “Garotos Incríveis (Wonder Boys)”, com o Michael Douglas, e que tinha na trilha ‘Things Have Changed” do Bob Dylan como trilha (por sinal tem um clipe bem engraçado dessa música com os personagens do filme). Comprei então uma coletânea que tinha essa e outras músicas do minessotiano Bob Dylan.Dizer que foi amor à primeira audição seria uma mentira do caralho. Quando você tem todo um embasamento punk ou hardcore, ou sei lá, quando já ouve aqueles indie rocks bonitinhos é meio foda entender Dylan. Mas tem um monte de artistas que eu não gostei de primeira. Porém como eu tinha comprado o cd eu tive que escutar. E escutei, e escutei e escutei e mais ou menos um mês depois eu tava ouvindo MUITO Bob Dylan.Foi aí que eu comecei a pesquisar um pouco sobre folk. Tanta coisa surgindo! Muitas variações que me levaram até a curtir country music. Country rock, principalmente. Por isso decidi fazer essa pequena lista dos artistas que eu considero chaves no folk ou que foram (direta ou indiretamente) influenciados pelo estilo:1.Woody Guthrie









Maior influência de Bob Dylan. Cantor de protesto, saído da classe trabalhadora americana. Criou uma espécie de hino, que foi cantado em manifestações várias em ocasiões de protesto pelo país, principalmente nos anos 1960 e 1970: ‘This land is my land’. A voz anasalada e as gravações chiadas dão um charme enorme ao trabalho desse intérprete seminal.

2. Leadbelly








Quando Kurt Cobain sentiu que sua carreira ( e sua vida ) se encaminhavam para o final ele escolheu para fechar o ‘MTV Unplugged’ a canção ‘Where Did You Sleep Last Night’. Meteu seus vocais gritados e criou uma bela interpretação dessa música que Leadbelly tornou bastante conhecida. Vale a pena sacar o trabalho do cara.

3.Bob Dylan






Tudo nele é muito místico. O som, as letras, a postura de quem não ta nem aí pra porra nenhuma. Tem uma caralhada de gente que detesta o velho Dylan, mas ele segue em frente exercendo sua influência no trabalho de muita gente as quais nem os avós eram nascidos quando ele começou sua carreira.

4. Neil Young



O equivalente ao Dylan, só que vindo do Canadá. Neil Young é influência certa em alguns movimentos musicais, principalmente naquele conjunto de bandas que ficou conhecido como grunge. Foi da vibe voz e violão, depois tocou com Crosby, Stills e Nash, depois pegou uma guitarra e ficou doidão. No SWU ele vai estar aí, mas pra dar uma palestra.

5. The Band





Tocaram como banda de apoio de Dylan quando ele virou folk rock. Tem ótimos discos com canções do caralho e um vocalista e pianista com um dos nomes mais engraçados (na minha opinião): Richard Manuel. Vale muito a pena conhecer.

6. Peter, Paul & Mary





Tá, eu sei. Meio toscão e tal. Mas vale a pena colocar na lista porque foi uma das bandas que Frank Black disse que era influência de Pixies. Sei lá como ele via essa influência. Talvez na formação da banda, que incluía uma mulher. Esse trio foi uma das primeiras bandas criadas para ser comercial, até na escolha dos pseudônimos dos cantores, para lembrar a Bíblia. Uma doideira aí que você pode ver no doc do Martin Scorsese ‘No Direction Home’.

7. Simon & Garfunkel





Escreveram ‘The Sounds of Silence’ e ‘America’. Pronto.8. Elliott Smith





Eu sei que dei um salto do caralho no tempo agora. Mas na década de 90 surgiu esse rapaz com aquela vozinha suave e uma técnica do caralho no violão. Fez uma certa fama com a trilha de ‘Gênio Indomável’, chamada ‘Miss Misery’, que foi até indicada ao Oscar. Virou queridinho dos indies, quase uma unanimidade. Tem um trabalho belíssimo, incluindo bootlegs e faixas que ele nunca terminou de gravar. Genial. Suicidou-se muito novo.9. Vanguart








Tá bom, vá lá. Tem muita gente que paga pau sem saber nem o que é folk. Mas eu queria muito colocar nessa lista um representante brasileiro. O trabalho que começou com solo, gravado em casa, por Hélio Flanders, virou uma banda que soube muito bem fazer uma tradução do folk para o contexto brasileiro. ‘Semáforo’ e ‘Cachaça’ são dois ótimos sons. Eu disse SOUBE, por que, na moral, o que é esse disco novo....10. Mumford & Sons






Estão estouradões lá fora. Uma ótima banda que bebe muito no folk e até em música tradicional irlandesa  a porra toda. Lançaram um disco que foi muito bem falado pela crítica e fizeram shows em grandes festivais americanos. Belo som.


Você também pode gostar

6 comentários

  1. Po, gostei das indicações e da linguagem que você usou no site. Dá impressão de estar falando contigo mesmo kk, parabéns aí fera. Vou me aprofundar nesse estilo que acho tão peculiar talvez por fugir quase sempre das distorções de guitarra e solos de bateria.

    ResponderExcluir
  2. na moral, faltou o johnny cash ai !

    ResponderExcluir
  3. Grande vergonha,falar que Simon & Garfunkel fizeram só Sounds Of silence e America,desde quando a maior dupla de todos os tempos fez só duas musicas boas? ¬¬,fora isso a lista está otima. :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da lista, mas faltou um Gene Clark aí, hein? Rapaz morreu cedo, infelizmente e me atrevo a dizer que ele era melhor que o Dylan.

    ResponderExcluir
  5. Um folk grandioso como nunca antes:
    https://www.youtube.com/watch?v=YdRQiARD6Wg

    ResponderExcluir