O trio argentino Falsos Conejos volta ao Brasil este mês com a tour Musica em estado Puro...

por - 17:24



Nos meses de outubro e novembro a banda argentina mais brasileira que conheço, o trio instrumental Falsos Conejos, voltará pela terceira vez ao Brasil. A turnê terá inicio dia 14 de Outubro no Rio Grande do Sul, passará por Curitiba, São Paulo e chegará até o Rio de Janeiro e Minas Gerias. O trio apresentará o álbum “YYY” com um show que foi muito elogiado pelo público e a imprensa devido a sua intensidade, inovação e experimentalismo. Os Falsos Conejos são destaque no circuito independente de Buenos Aires por sua proposta de forte identidade. Seus shows não dão pausas entre as canções; as músicas são tecidas uma após a outra, gerando um clima de trilha sonora; uma viagem na qual dentro do som coexistem a força bruta e a sutileza, a violenta quebra rítmica de Stravinsky e a delicadeza de cool jazz, a crueza do Shellac e densidade de som do Pugliese, numa aula de experimentalismo.




O trio instrumental-experimental Falsos Conejos nasceu em Buenos Aires, Argentina, no ano de 2006. Post-rock, math-rock e outros termos similares (alheios a seus integrantes) costumam ser usados pra descrever a estetica sonora do grupo, enquanto eles mesmos preferem dizer que sua música é um emaranhado de baixo, guitarra e bateria onde cada instrumento cumpre funções distintas a cada instante. Criam uma paisagem particular na qual a melodia não assume um papel de protagonista, o que resulta na dificuldade em distinguir quem narra a história. Em 2010, tive o prazer de assistir três belas apresentações do trio, já que a banda fez uma big tour linkada ao Fora do Eixo por todo Brasil junto com a banda pernambucana A Banda de Joseph Tourton, tocando em mais de trinta cidades e chegando ate o nordeste do Brasil onde se apresentaram em festivais como o paraibano Mundo e o potiguar Do Sol, divulgando o último trabalho "YYY", recém-lançado na época. O Falsos Conejos também integrou nossa coleta Instrumental "Sem Voz" em 2010, incluindo uma canção na época inédita num formato ao vivo.


  09. Falsos Conejos - #1 (no Programa Pegada de Pato - webradio BH) by hominiscanidae
YYY
é o terceiro álbum dos Falsos Conejos e foi gravado por Juan Stewartde maneira atípica. A banda montou um estudio móvel em uma velha mansão às margens da Lagoa de Chascomús, num cenário bucólico no qual o tempo parecia não estar presente. O produtor procurou fazer com que os ambientes da casa exprimissem diferentes texturas, microfonando os instrumentos e também distribuindo outros microfones por toda a casa para captar o ecoar do som em salas distantes. Além disso, o trio gravou os instrumentos de formas diferentes: todos juntos num mesmo ambiente amplo e depois separados em três cômodos menores. Este conceito se opõe ao modo usual de gravação,no qual se usa o mesmo estúdio como ambiente sonoro neutro para em seguida adicionar artificialmente a ilusão de que a gravação foi feita em vários ambientes. Os músicos tocaram simultaneamente e não usaram referência para marcar o tempo, deixando que o fluxo natural de sua música fosse expressado. Isto também vai contra os padrões atuais, mas consegue, por sua vez, soar de forma mais humana e autêntica. Na mixagem (estúdio El Arbol) e masterização (Puro Master), também organizado pelo produtor Juan Stewart, foi respeitada a dinâmica natural das interpretações, fazendo-se uso do mínimo de compressão e overdubs possível. Tudo isso fez de YYY um disco orgânico e com caráter, onde o absoluto controle foi deixado de lado em prol da emoção espontânea, tendo as dificuldades técnicas sido transformadas em virtudes estéticas.

Confira todas as datas da Musica em estado Puro Tour 2011 no Brasil e compareça!




Você também pode gostar

0 comentários