Os 10 melhores discos da década de 90 por Paulo Marcondes

por - 15:17




O Miojo Indie (ótimo blog por sinal) pediu para que o pessoal do Hominis escrevesse uma lista com os melhores discos da década de 90 na nossa opinião. Como o blog da Hiena é formado por 3 colaboradores ativos, ficou meio foda de todo mundo mandar assinando um único endereço. Ai enviei como dono dessa budega aqui. Não sei nem como foi publicado, acho que rolou uma votação. Mas enfim, saquem aí a listinha que sempre me arrependo de fazer:


1 Pavement - Crooked Rain, Crooked Rain – O Pavement foi uma banda que, puts, conheci no ano passado por causa do Diego (HominisCanidae e Altnewspaper). Tinha ouvido algumas músicas soltas por conta de trilhas sonoras de filmes e/ou rádio online e clipes da MTV. Mas nunca dei a devida atenção para o som que Stephen Malkmus e sua trupe fazia. Em 2010, quando baixei Crooked Rain, Crooked Rain, passei meses no repeat. Era Cut Your Hair pra lá, Range Life pra cá... um clássico absoluto, mesmo que não ouvido na época.


2 Slint - Spiderland – Spiderland do Slint é um dos álbuns mais importantes da história, principalmente para quem gosta de post-rock. Do começo ao fim as músicas estão interligadas, experimentações são feitas sem que haja a intenção de soar forçado e sem sentido. Ouvi essa porra no mesmo esquema do Crooked Rain, Crooked Rain do Pavement, repeat, repeat, repeat! Por sinal tô numa vontade do caralho de ouvi-lo de novo...




3 Fugazi - In on The Kill Taker – Fugazi é uma banda clássica e que evoluiu de modo surreal desde o 13 Songs até seu último disco, The Argument. Creio que no meio termo de tudo isso, ficou uma das obras mais legais e experimentais da banda, In on the Kill Taker. Todas as músicas presentes no álbum são hinos para fãs tanto do punk-rock, quanto dp único criado pela banda de Guy Piccioto e Ian MacKaye.



 4 Tortoise - TNT – O TNT do Tortoise foi um disco que acabou me proporcionando o segundo contato com a música instrumental de qualidade, isso em 2008. Digo segundo contato porquê o primeiro havia sido com o Eu Serei a Hiena, um ano antes. Sabe quando você está ouvindo um som deitado na cama, viajando e querendo sair do seu corpo de tão foda que o ambiente criado pela música está? Então, é isso que o TNT fez comigo.


5 At The Drive-in - In Casino Out – Eu gosto mais do Relationship of Command e neste momento me pergunto se era legal mesmo ter colocado dois discos do At The Drive-in. Provavelmente o Vaya cairia. Mas foda-se. Omar e Cedric fizeram uma das duplas mais fodas da década de 90 e todos os registros gravados pelos chicanos são de foder o cu do palhaço. In Casino Out não é diferente. Passei aulas e aulas de matemática dividindo fone de ouvido e me balançando feito um retardado ao som de Alpha Centauri. Ótimos tempos por sinal.



6 Nirvana - Nevermind – Acho que todo mundo que nasceu na década de 90 teve contato com o Nirvana, principalmente por conta daquele Disk MTV. Eu gostava de cantar as músicas deles tentando imitar a voz do Kurt Cobain, nunca dava certo. Aquele clipe que ele quebra tudo também era bem legal e todas as músicas do Nevermind acabaram virando clássicos absolutos do trio americano de drogados legais.


7 Radiohead - Ok Computer – Quero deixar claro que pra mim o Radiohead não é a melhor banda do mundo. Pronto, está claro. Mas o OK Computer continua sendo o disco mais bem feito pelos caras. O contexto que ele saiu também deve ter sido legal, reza a lenda que tudo estava fodido ai surge o Thom Yorke com o olho zuado, uns caras acompanhando ele e lançam um álbum pra MTV ficar lambendo a bunda. Isso não tira nem um pouco os méritos dados ao Radiohead. Curto pra caralho esse álbum, principalmente em dias chuvosos. Acho que tô virando gay.


8 At The Drive-in - Vaya EP – O segundo disco do ATDI da lista. Acho que escolhi esse mais pela capa, sempre quis essa camiseta, nunca achei no meu tamanho. Vaya é um disco tão doido que se você cheirar benzina e ouvi-lo é capaz de ter overdose ou brisa eterna. Cedric e Omar mandaram bem de novo e se o mundo acabasse mesmo em 2000, esse registro poderia ser tocado enquanto Deus descia do céu e tocasse a trombeta.


9 Dance of Days - Six First Hits – Sim, Dance of Days. O Six First Hits trouxe pro Brasil da época uma sonoridade que todo mundo tinha um puta medo de fazer: o tal do “”””””””””emo”””””””””””, que porra, tava bem mais para um post-hardcore bem executado pela formação dourada do Dance: Nenê Altro, Cesinha Lost, Fernando Sanches, Mauricio Sanches e Marcelo Costa. As letras são absurdamente bem escritas, com destaque para LastKissMissed. “I`ve got my headphones and my preferred Black Flag tape. I`m gonna bike to the sun till I can`t stand awake”, foi cantado por mim mais de 200 vezes fácil! Um dos melhores discos da década de 90 com certeza, principalmente por ter sido feito pelos “renegados” das bandas da época, segundo o Nenê.


10 Racionais Mc's - Sobrevivendo no Inferno – Que porra de hoje eu sou ladrão artigo 157, classe mesmo era cantar Capítulo 4, Versículo 3 na escola ou Diário de um Detento para deixar todo mundo da sua família muito puto, pensando, “porra, esse moleque vai virar ladrão”. Eu poderia colocar aqui aquele disco que tem um mano atrás da grade, que virou uma camiseta e um adesivo muito foda nos anos 90, mas dali eu ouvia só até “júri racional”, o resto ninguém deixava eu ouvir. Nunca entendi o porquê. Esse aqui eu cheguei a comprar por 5 mangos, devolver e depois pegar de novo. Creio que quase todos os clássicos dos Racionais estão em Sobrevivendo no Inferno. “A mina éra vigi ainda era menó agora faz chupeta em troca di pó”.

Você também pode gostar

5 comentários

  1. >Achei exelente a lista, bem coerente... e logo o único que não conheço teve dois discos nela hahaha depois vou procurar mais do ATDI.Aí fiquei pensando em qual seria a minha lista... saiu mais mainstream e esquizofrênica, algo assim:Nacionais:Mawaca - MawacaElomar - Árias SertânicasGilberto Gil - Z300 Anos De ZumbiItamar Assumpção - Pretobrás IMaria Bethânia - As Canções Que Você Fez Pra MimMarlui Miranda - IHU 2: KewerePaulo Bellinati & Mônica Salmaso - Os Afro SambasTom Zé - Com Defeito De FabricaçãoCaetano Veloso - LivroArrigo Barnabé - Gigante NegãoInternacionais:Jeff Buckley - GraceBuena Vista Social Club - Buena Vista Social ClubFaith No More - King For A Day - Fool For A LifetimeFrank Zappa - The Yellow SharkRadiohead - OK ComputerRage Against The Machine - The Battle Of Los AngelesSonic Youth - Experimental Jet Set, Trash And No StarThe Smashing Pumpkins - Mellon Collie And The Infinite SadnessAstor Piazzolla - The Central Park ConcertPortishead - Roseland Nyc Live

    ResponderExcluir
  2. O link do At The Drive-in – Vaya EP está quebrado!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade todos os que apontam para alt.hominiscanidae.org estão quebrados! Arruma por favor!

    ResponderExcluir
  4. Diego Albuquerque1 de março de 2012 14:19

    É porque o HominisAlt acabou...


    http://alt.hominiscanidae.org/2012/02/este-nao-e-...


    Mas todos os discos são tranquilos de achar na internet!

    ResponderExcluir
  5. Dá uma olhada nesse post, tem uns esquemas fáceis de como pegar disco na internet:


    http://www.altnewspaper.com/materias/uma-vez-pira...

    ResponderExcluir