Você ainda quer SOPA, FIA?

por - 11:12

fia - free internet act


Após inúmeros protestos e uma galera contra a lei americana que ia foder com os downloads e a liberdade alheia, ativistas criaram um proposta aberta, que qualquer um pode editar

Olha só, lembram da merda que assolou a internet no mês de janeiro? A Stop Online Piracy Act, que gerou até uma imagem classe da Mafalda que usávamos no altnewspaper antigo? Então, ela caiu e todos sabem, ai veio a ACTA, na Europa e a parada é pior ainda, apesar de já estar em discussão o cancelamento disso. Mas a ideia é outra, o site Reddit, principal nome contra a SOPA, encabeçou um documento aberto para discutir uma nova lei em cima da rede mundial de computadores. O nome dela é FIA (Free Internet Act) e está bombando nas redes sociais.


A ideia do projeto é simples: uma espécie de carta aberta no Google Docs que qualquer pessoa pode editar e colocar lá o que bem entender e o que achar que deve entrar em vigor. Até o momento, a única censura lá é por parte de fraldes bancárias e pedofilia, o resto, tá liberado e pau no cu do governo e das grandes industrias músicas. Democracia, né?


Ativismo de internet? Não! O plano é simples: se rolarem mais de 1 milhão de assinaturas, os caras do Reddit levarão ao congresso americano a proposta para ser discutida abertamente, ao contrário da SOPA e PIPA.


Os redatores do projeto querem que além dos Estados Unidos, se for aprovada, a lei circule dentro da União Europeia e outros países. Em suma: a parada tem que ser global mesmo, sem putaria e sem a concepção de fronteiras, afinal, não existe isso no mundo bonito e florido da internet.


A título de curiosidade: no Brasil, começou em 2009, no site do Ministério da Cultura, algo parecido, o Marco Civil da Internet, que visa estabelecer direitos e deveres dentro da rede. A presidente Dilma assinou o documento e em 2011, ele foi encaminhado à Câmara, mas encontra-se lá, em meio a traças e ao Romário.


Se quiserem editar o documento, cliquem aqui. Lembrem-se, às vezes tem tanta gente mexendo no Google Docs, que ele fica disponível apenas como leitura, mas aí é só ter paciência e dar F5.

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Paulo, uma pergunta: "Por que o Marco Civil da Internet no Brasil ainda não foi analisado na Câmara?" http://www.observadorpolitico.org.br/2012/02/por-...

    ResponderExcluir