Don't be evil um cacete

por - 11:12

[caption id="attachment_12214" align="aligncenter" width="600" caption="Ó o lema deles aí. Arte original por http://blacknash.deviantart.com/"]dont be evil by blacknash[/caption]

Ontem entrou em vigor no mundo inteiro a nova lei de privacidade do Google. Até aí beleza, né, todo mundo pensando que tá tudo ok, mas provavelmente vocês acompanharam os inúmeros protestos que rolaram por aí e uma dúvida sobre o que vai acontecer a partir de agora, tendo em vista que os seus dados serão agregados a todos os serviços da empresa. Resolvi explicar e criar teorias conspiratórias, pois se não fosse isso, não haveria graça, e lançar ideias Iluminatis sobre o que pode acontecer com tudo isso.


Antes de tudo, uma historinha: o Google sempre usou o termo “don't be evil” (não seja mau) e defendia a liberdade na rede, a privacidade e tudo mais, era como se fosse um lema da Revolução Francesa e dos ideais iluministas, entretanto, os caras começaram a desrespeitar isso tem uma cota. Em um acordo entre a Apple e eles, dizia que a empresa do Vale do Silício deveria ficar meio longe do ramo de smartphones, mas ó só, você provavelmente já viu algum Android pra vender.


Com a nova política, a empresa poderá ter acesso a todos os dados do usuário, todos, e você não poderá restringir o que eles podem ou não olhar, além disso, suas informações estarão disponíveis em todos os serviços que você usa do Google. Era legal apenas dizer que seu nome era X no Blogger, agora não, você tem tudo lá catalogado: endereço, telefone, cep, bla bla bla.


google 2084


Eles juram que isso é apenas para proporcionar um mecanismo melhor na procura de alguma coisa. Meu saco! Este serviço anda tão chato que censura a busca de discos para download, até parece que a SOPA foi aprovada. A ideia é saber o que você usa, quem você é e o que gosta para traçar um perfil. O que eles farão com isso? Venderão à empresas, pique o Facebook.


Não sei se vocês perceberam, mas se está logado na sua conta e navega na internet, o Google armazena todos os sites que foram acessados. Você pediu isso? Nem eu. A sorte é que AINDA tem como desabilitar, basta acessar: http://google.com/history/ e pedir para limpar tudo. Com isso, para de salvar o que você abriu.


O Google Chrome é um ótimo navegador: rápido, bem compatível com HTML5 e CSS3, expansivo pra cacete e bla bla bla. Mas já pararam pra pensar que isso é uma arma poderosa da gigante maldosa? Este é o único browser que não dá suporte a navegação sem armazenamento de cookie, e tem cookie é bom (espero que vocês riam, foi uma piada que demorou muito tempo para ser construída). Eles sabem o que você acessa, te monitoram, é tipo o Grande Irmão moderno pós-BBB que entraria num livro do teórico da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno, ou do Cazé, ops, Foucault.




[caption id="attachment_12211" align="aligncenter" width="600" caption="O IE não conta né?"]Chrome x Firefox[/caption]

O que devem fazer para burlar isso? Rezar seria uma boa, mas como nem todo mundo acredita em divindades, tem algumas dicas: deixem de usar o Google Chrome, por melhor que ele seja, o Firefox anda travado e mais lento que ele, mas eu prefiro esperar do que ser monitorado. Estar logado no Gmail é um perigo, logo, configurem sua conta para usar no Thunderbird ou qualquer outro cliente de e-mail.


Claro que o ideal seria apagar toda a sua conta, mas puts, é meio que um saco perder tudo, ter que reconfigurar e tudo mais, logo, é melhor ir se cuidando e tentando manter tua vida privada meio longe desse tipo de empresa, afinal, eu não quero receber anúncios e nem ter minhas informações vendidas para empresas de sexo, porque abri o vídeo do Frota gritando “HEY, VAI, TOCA” para dar algumas risadas. Ops, acho que esse é aquele com o travesti. Falou ae, antes que eu me comprometa.

Você também pode gostar

0 comentários