Entrevista - Kamau fala sobre novo clipe e o EP que está por vir

por - 11:10

[caption id="attachment_12495" align="aligncenter" width="640" caption="Foto: Jess Penido"]Foto: Jess Penido[/caption]


Em 2012, o rapper paulista Kamau decidiu marcar seu aniversário com um presente para quem curte seu trabalho e, no dia 29 de fevereiro, liberou na web o clipe da música nova "Por Onde Andei". O clipe foi dirigido pela Pexera Produções e a faixa escolhida é uma das que estarão presentes no EP "...Entre..", que o MC deve lançar ainda esse semestre.


Saca o clipe logo aqui abaixo e confere o papo que tive com o Kamau, onde ele revela alguns detalhes do vídeo, da música escolhida e do "...Entre...".


- Como se deu o contato com a Pexera? Comente sobre o processo de produção do clipe.


Conheci o Luringa num show que fui participar, convidado pelo pessoal da banda Strike, em Santos.
Luringa é o fotógrafo da banda, tendo inclusive feito alguns de seus vídeo-clipes. Ele me disse que estava montando uma produtora de vídeos e gostaria de fazer um clipe meu. É o primeiro clipe de rap da PEXERA. A produção foi simples e complexa. Simples porque eles me apresentaram um roteiro e eu adaptei à minha realidade pra que realmente tivesse uma relação direta com minha música, minha pessoa e minha caminhada. Complexo porque inicialmente a ideia era fazer os tags com laser projetando direto nos prédios mas não contávamos com alguns contra-tempos. Mas aprendemos bastante mutuamente nesse processo. E foi uma longa caminhada até chegar no resultado que nos agradou. Não tivemos pressa em atender demandas de mídia sem que estivéssemos seguros e satisfeitos com a versão final do video. Desde já agradeço ao Toddy do OPNI pelas tags e o Fabio Brandão da Future por emprestar o gerador. Além do Flip, que fez os testes com a gente pra fazer as tags com laser.


- Algum motivo especial para a escolha da "Por Onde Andei"?
Era uma música que eu já tinha pronta há algum tempo e que diz bem a que venho nesse momento da minha carreira. Depois de quase 15 anos ainda tenho os mesmos princípios pra fazer e me firmar na arte que tanto amo. E posso viajar pra vários lugares por conta desta mesma arte.


- Quem foram os responsáveis pelo instrumental e colagens da música?


O instrumental veio especialmente até mim pelas mãos de J-Live, que me apresentou o trabalho do Korede, de Atlanta. Eles já estavam trabalhando juntos no Undivided Attention e S.P.T.A., que são os lançamentos mais recentes do J-Live. Quando ouvi essa batida eu me lembrei imediatamente do começo que tinha pra essa letra e entrei em contato com o Korede. Ele gostou da ideia e assim surgiu. Uma curiosidade: eu tinha recebido um instrumental do Diego 157 (beatmaker de Salvador-BA) e me empolguei muito com o beat. Mas por questões pessoais de sample eu preferi não usar esse instrumental. Mas o beat ainda é muito bom. Quem sabe eu não o utilize mais pra frente?
As colagens ficaram por conta de dois dos melhores DJs do Brasil: DJ RM na intro do som e DJ Erick Jay nos refrões.




[caption id="attachment_12452" align="aligncenter" width="640" caption="Foto: Jess Penido"]Foto: Jess Penido[/caption]


- Quem são os skatistas que passam por você no clipe?


Meus amigos de longa data e companheiros de Future: Fabio Brandão, Tiago Garcia e JN Charles com a mordaça na boca.


- Em que fase está a produção do EP? O que você pode adiantar sobre esse material? Alguma previsão de lançamento?


O EP está em fase de mixagem e ainda faltam poucas colagens e gravar a voz de uma participação muito especial pra mim. Todas as rimas do disco estão na minha responsabilidade, mas eu chamei um cara que admiro muito pra fazer a intro do disco: Emerson Alcalde.
Ele gostou muito do convite e me apresentou três poesias pra ver qual eu escolheria, com receio que eu não gostasse de nenhuma. Escolhi as três e todas estão no disco, declamadas por ele.
Fora isso, tem mais três cantores em alguns refrões que talvez surpreendam o pessoal. Além dessas participações nas inéditas ainda tem Rael da Rima na Pretinha e Invincible no Re-Remix da Resistência num beat pesadíssimo do Renan Samam. O lançamento eu só posso anunciar quando tiver certeza de que o disco está voltando da fábrica. E espero que gostem.

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Igor Farias Baldini11 de abril de 2012 06:16

    Kamau é muito bom, talento nato

    humilde pa karaii , so fã memo desse kara

    ResponderExcluir
  2. DANIEL DE OLIVEIRA S22 de junho de 2012 04:21

    KAMAL É UM DOOS RAPERS MAIS ALTENTICOS DE TODOS OS TEMPOS ENFIM ELE É MONSTRO OS MANOS E AS MINAS DE TODO BRASIL SE ENDENTIFICAM COM SUAS MENSAGENS SIMPLIS MAIS DE UMA ENORME IMPORTANCIA PARA NOSSA VIDA PARA NNOSSAS BALADAS SHOWS E TUDO DE BOM,PAZ E UM FORTE ABRAÇO DO MANO OITÃO DA Z/L CIDADE TIRADENTES ROMS DENIS SILVA É NOIS SEMPRE LADO A LADO PELO MOVIMENTO HIP HOP E REPRESENTANDO OS GUERREIROS DE FÉ DESSA VIDA LOKA.

    ResponderExcluir