Os sete jogos mais frustrantes da era 8 e 16 bits

por - 14:06

materia jogo dificil


Vamos falar de coisa boa? Não, não de iogurteira Top Therm, mas do que move a molecada descolada do novo milênio, videogame. Atualmente, ele é todo moderno, com suas cores vibrantes e seus botões macios e piscantes, gráficos extremamente realistas e jogabilidade extremamente responsiva, dando banho em muito dinossauro que tínhamos coragem de chamar de jogo. E veja bem, o avanço da maravilha tecnológica chamada videogame era de se esperar, mas com ele, devia ter vindo o desenvolvimento dos aspectos que fazem os jogos serem legais. Aí entramos num terreno esfumaçado, mas vamos ligar o ventilador da clareza textual.


É bem verdade que os videogames ficaram e estão ficando cada vez mais modernos com o tempo, tal como os recursos pra se fazer jogos, o mercado dos games e tudo mais. Mas algumas das receitas de bolo antigas pra se fazer um bom jogo parece que foram jogadas fora e agora tudo é bem diferente e inovador, o que é legal, mas as vezes nos faz sentir saudades. Ou melhor, me faz sentir saudades. Os jogos de hoje inovam em muita coisa, mas a maioria deles tem algo em comum: eles são muito fáceis. Foi se o tempo em que eu passava uma tarde me matando de jogar videogame, pelo tamanho do desafio ou por pura frustração em não conseguir passar daquela parte específica do jogo. E tendo isso em mente, preparei esta lista. Eis aqui os sete jogos ou franquias mais difíceis e divertidos que a era old school dos videogames nos proporcionou e que NÃO deviam ser esquecidas jamais, mas que estão caíndo no esquecimento graças à rotatividade do mercado e das cifras das grandes empresas.


 

materia jogo dificil


1) R-Type (Master System): O Master System era um console antigão da Sega, se pá até o primeiro, que introduziu ao mundo as franquias mais famosas do videogame, como Sonic... e só Sonic mesmo. Bom, tiveram outros jogos marcantes, mas no quesito dificuldade, dois me marcaram (o outro listarei a seguir). Mas aí você me pergunta, “o que é R-Type?" e eu respondo “é o inferno em forma de cartucho”. R-Type foi um dos jogos de nave espacial 2-D (também conhecidos como “2D Shooters”) MAIS DIFÍCEIS já feitos no universo. E pensar que o Master System te dava um controle com direcional e dois botões. Simples? Não mesmo. O jogo era ótimo, muito divertido, mas não tinha perdão.


materia jogo dificil


2) Alex Kidd in Miracle World (Master System): Lembra desse? O moleque que lutava contra as paradas mais bizarras, quebrava blocos com socos e jogava jó-ken-po pra derrotar os chefes. Hardcore? Sim. O jogo tinha muitas fases, muitas bastante difíceis e eu lembro só conseguir ter zerado este jogo graças a uma revista de videogame que meu primo tinha. A principal dificuldade do jogo era o design das fases, que tinham muitas armadilhas montadas para te pegar na ganância de pegar sacos de dinheiro, que você podia usar nas lojinhas pra comprar itens e deixar as coisas menos difíceis. Sem contar nos inimigos mais improváveis que te queriam morto sem nenhum motivo aparente. Ah, bons tempos!


materia jogo dificil


3) Ninja Gaiden Trilogy (Super Nintendo): Este cartucho continha os três jogos de Ninja Gaiden, do Nintendinho. Esta é sem dúvidas, a trilogia de jogos MAIS DIFÍCIL que a vida poderia disponibilizar em sua complexidade. Ninja Gaiden foi o primeiro jogo na história a ter cutscenes, que são os clássicos videozinhos que contam detalhes da história do jogo. Pioneirismo, minha gente. O primeiro tinha um respawn infinito de inimigos que impossibilitavam sua passagem e o segundo conta com elementos da natureza contra você, como vento, trovões e a escuridão da noite (da tela, no caso). Apesar do gigantesco desafio, os continues eram infinitos, mas o terceiro jogo retira este recurso e se você morrer mais de três vezes, game over. Eu nunca zerei nenhum jogo de Ninja Gaiden, apesar de adorar a franquia.


materia jogo dificil


4) Castlevania (Nintendinho): Eu nunca joguei um Nintendinho na infância, mas quando tive a oportunidade, caí de cara neste jogo e sinto dores até hoje. A dificuldade neste jogo está nos controles, que são a marca registrada da franquia. Sua arma principal sofre um delay de segundos e seu pulo é como ver um saco de bosta em chamas sendo arremessado de um abismo. Acostumar-se com estes “defeitos” de programação é necessário para se jogar o jogo, que é absurdamente difícil. Seu objetivo é matar o Conde Drácula, o que soa bem simples, certo? Talvez não. Mas apesar dos pesares, é um ótimo jogo.


materia jogo dificil


5) Top Gear (Super Nintendo): É um jogo de corrida. Isso sim é simples, é só correr... Hum, não. O jogo é difícil porque acelerar não é a única saída, apesar de o objetivo ser este, basicamente. Além de correr, você tem direito a usar por três vezes durante a corrida um boost de velocidade. Após usar três vezes, ele acaba. É preciso pensar bem quando usar ele, já que algumas corridas são longas e você só tem os carros do Rubinho Barrichello pra correr. E a cereja do bolo: A última corrida é a mais longa do jogo, tendo algo em torno de CINCO MINUTOS de circuito (no Super Nintendo, isso era uma eternidade) e além disso, sua gasolina pode acabar, te obrigando a parar no Pit-Stop, que não existe. Sim, a única coisa que faz você ter chances de zerar o jogo NÃO existe. Tá difícil suficiente agora pra você?


materia jogo dificil


6) Mega Man (Nintendinho): No geral, é um jogo simples. É um robô que pula e atira em outros robôs. Não tem uma história muito marcante, se é que tem alguma, mas é uma franquia que marcou minha infância, sem dúvidas. E marcou porque era difícil, claro. Até hoje não zerei o Mega Man original de Nintendinho, que esculhamba no design de fases e fode nos inimigos que vem de todos os lados. Sem contar que mesmo sendo um robô, qualquer coisa te tirava energia. Aquilo me deixava puto. Robô feito de manteiga do caralho!


materia jogos dificeis


7) Metroid (Nintendinho): Um dos primeiros jogos em que a protagonista era mulher (não foi o primeiro, afinal, Ms. Pac Man é mulher também) e tudo está lá para foder com ela. Machista? Talvez. Difícil? Pra caralho! O jogo é difícil por não ser linear, ou seja, você tem um planeta inteiro pra explorar, conseguir uns equipamentos e ir matar os únicos três chefes do jogo inteiro. Sim, o jogo só tem três chefes, mas o caminho até eles é um verdadeiro cu. Não existe mapa ou nada que te ajude a se guiar por aquele labirinto interplanetário, a não ser que você seja espertão e compre a revista que vem com o guia do jogo. Coisa de boy. É satisfatório zerar este jogo. É como dar um tapa na cara do criador dele e dizer “eu zerei seu jogo de filho da puta”. Recomendo.


A era 8 e 16 bits tem incontáveis jogos cuja dificuldade faz com que você queira arrancar o próprio braço e enfiá-lo no cu pra brincar de marionete e seria difícil listar todos eles. Provavelmente foi sacanagem nem citar jogos como todos os jogos de Star Wars, a franquia Legend of Zelda (até A Link to the Past), Battletoads, Tiny Toons, Animaniacs (o desenho era ótimo), mas sabe como é, né. Tem que ter polêmica pra ter repercussão.

Você também pode gostar

7 comentários

  1. um amigo meu sempre fala de um tal de "Altered Beast"... ele diz que é impossível passar da terceira fase, se eu não me engano... ele sempre solta a piada de que os criadores do jogo não o terminaram e por isso colocaram essa dificuldade enorme para que as pessoas não consigam passar para uma fase "inexistente"...



    parabéns ae!

    ResponderExcluir
  2. Eu zerei o Top Gear 3 vezes consecutivas, então nao me venha com essa, fracote. Os outros jogos são uma merda mermo.

    ResponderExcluir
  3. fala sério, zerei alex kid sem revista....

    ResponderExcluir
  4. esqueceu de comentar o pior jogo de todos os tempos.... chega a ser insano... nem mesmo os desenvolvedores conseguiram chegar ao final dele.



    O pavoroso e desanimador Dragons Lair para NES.



    Jesus cristo!!! tenta imaginar que eu economizada dinheiro a semana toda pra tentar alugar um jogo de nes pra me divertir no final de semana. Eis q aluguei essa MERDA, e eu nao passava nem da primeira fase. Eu desanimei completamente, cheguei na locadora e disse pro cara que eu passei o final de semana sem jogar e ele com pena de mim, deixou eu pegar outro jogo sem pagar nada.... em substituicao dele.



    Alguns meses depois, eu me achando o Fodão e zerando tudo que era game, então resolvi alugar de novo Dragons Lair do NES pra enfim honrar meu nome e ir ao fim do jogo.



    Resultado: Quebrei um controle do NES, de tanta raiva do jogo, eu joguei o controle na parede do quarto e ele espatifou de tal forma, que parecia q eu tinha colocado um ROJÃO dentro e acendido. Levei o maldito cartucho na locadora e eis que eu "desisti" de tentar passar da primeira fase. (Olha soh, nao conseguia passar da primeira fase, imagina o resto).



    Detalhe que eu zerei Battletoads, Silver Surfer, yo-noid e por ae vai do NES.



    Dragons Lair vive em minhas lembraças como o jogo mais filha da puta q fizeram, por varios motivos:



    a) JOGABILIDADE QUE CHEGAVA A DAR DEPRESSÃO,



    b) QUALQUER PEIDO VOCÊ MORRIA, UM PASSARINHO SE CAGASSE NA PONTA DA SUA ESPADA VC MORRIA NO ATO E LÁ TINHA VOCÊ DE NOVO QUE INICIAR A FASE BEM NO COMEÇO COM AQUELA VELOCIDADE AGONIZANTE. NEM MESMO UMA LESMA SERIA TAO LENTA. SERIO MESMO, VC PERDE CERCA DE PELO MENOS 20 MINUTOS ANDANDO EM LINHA RETA SEM PARAR PRA CHEGAR A UMA DISTANCIA QUE PROPORCIONAL AO JOGO DARIA ALGO EM TORNO DE 20 METROS.



    c) O PERSONAGEM PRINCIPAL EH O TAMANHO DA TELA INTEIRA QUASE E OS MOVIMENTOS DELE SAO MUITO IDIOTAS....



    Enfim, o jogo inteiro aponta pra inumeros motivos que só no visual da vontade de xutar a primeira coisa q ve na frente de tanta raiva e a dificuldade, nem se fala



    Sinta o poder e a ira que esse jogo provoca em um gamer de qualquer geração:


    http://www.youtube.com/watch?v=yJosEn-B-Bg


    Só de assistir esse review de 4 minutos você já passa mal.... mais doq um jogo HARVEST 5 ESTRELAS e realmente a base de uma tortura. É como pagar promessas

    ResponderExcluir
  5. porra vc devia ser muito ruim mesmo!! pra nao zerar no megaman 1! kkkk vc e um fracote kkkk!! esqueceu de por na lista o mais detestavel e dificil game em todos os consoles criados por onde ele ja passaou... Ghost n Goblins ou mais conhecido pela galera do fliperama de "butiquim" como "Cemiterio"

    ResponderExcluir
  6. Alex kid eu zero em 20 minutos

    ResponderExcluir
  7. Cara, dessa lista aí, talvez os mais difíceis sejam o R-Type(o do arcade é beeem mais difícil) e o Ninja Gaiden 1 & 3, pois o resto é terminável de boa, porém, se quiser algo difícil mesmo, jogue Phantasy Star II, Battletoads, Star Wars: Dark Forces e Turok.

    ResponderExcluir