Detalhes pitorescos sobre óculos

por - 11:08

materia oculos


Tudo começou na Itália, em 1284, depois de várias experiências com vidros de diferentes espessuras e de estudos aprimorados do globo ocular resultarem na invenção dos primeiros pares óculos e monóculos. Eles eram feios e pesados, porém, foram tendência no verão daquele ano, fazendo o país ficar famoso por ter desenvolvido tal tecnologia para a época. Mais tarde, Benjamin Franklin ficou com ciúmes dos italianos e resolveu aprimorar a tecnologia, fazendo as lentes bifocais, para longe e para perto, aproximadamente no ano de 1785. O primeiro Ray Ban apareceu em meados da primeira guerra mundial, quando os aviadores eram extremamente prejudicados pelos raios ultravioleta do sol quando voavam. Então o exército pagou à Bausch & Lomb (bombeta branca e vinho, champanhe para o ar que é pra abrir nossos caminhos) para desenvolver lentes que espelhassem o sol e não prejudicassem a visão dos pilotos. O termo ray ban se refere a “Ray Banner” ou “raios banidos”, se referindo aos raios ultravioletas que não afetavam a visão dos aviadores, não os transformando no Stevie Wonder. Atualmente, uma empresa conseguiu por componentes químicos fazer com que suas lentes agissem como os Ray Bans e repelissem os raios ultravioleta mais danosos à visão. Sim, são as lentes Transitions. E elas são uma droga, pois elas agem até sob luz elétrica.


As armações de óculos surgiram na mesma época em que as lentes, mas sua variedade se deu ao longo dos tempos. Ninguém ligava pra ficar bonito de óculos antigamente. As pessoas ligavam apenas para enxergar, mas aproximadamente entre os anos 40 e 50, a variedade de armações de óculos cresceu, fazendo com que os óculos se tornassem uma espécie de moda. E a moda foi persistindo até hoje, com a imensa variedade de armações que vemos por aí nas óticas e com as tendências que foram criadas a partir deste mercado. Quanta informação bacana sobre óculos, não? Nem um episódio do Capitão Planeta é tão informativo. Mas com tanta informação sobre óculos, imagino que se você usa, ainda role aquela dúvida marota. Eu uso e tinha uma bem frequente: como limpa-los direitinho?


De cara, muita gente diz “água ou lencinhos”. Bem, não exatamente isso é o melhor. A sujeira dos óculos é sempre bem diversa, mas o que pode te tirar do sério na hora da limpeza são as partículas de gordura. Elas são responsáveis por deixar seus óculos embaçados ou até mesmo com manchas que parecem com as de óleo. Nojento. Por isso água sozinha não é uma boa pedida pra limpar suas telas oculares, uma vez que elas podem só espalhar a banha toda pelas lentes. Em relação aos lencinhos, digo a mesma coisa. Se os óculos estiverem sujos com tipos de poeira mais densa, um lenço vira um tufo de palha de aço e seus óculos viram o fundo daquela panela de arroz toda arranhada da sua avó. Portanto, muito cuidado ao se limpar!




[caption id="attachment_14268" align="aligncenter" width="500"]materia oculos Somente Kanye West não precisa limpar os óculos... tinha que ser![/caption]

E o que fazer? Existem produtos que não são caros (cinco reais não é muita coisa e olha que eu sou pão duro), normalmente em spray ou em fluído que são especiais para limpeza de óculos. Eles removem a gordura, poeira e até mesmo partículas que podem arranhar as lentes, como ciscos, farpas, poeira e até mesmo seus próprios cílios, que aliás, são inimigos declarados dos seus óculos. Filhos da puta, não? Se você não quiser gastar cinco reais (que provavelmente sairiam do cigarro ou da cerveja), detergente, neutro de preferência, também fazem o serviço muito bem. Para fazer essa limpeza, tanto com um como com o outro, os lencinhos também serão utilizados, porém, LENCINHOS! Nada de usar papel higiênico ou papel toalha. Só lembrando que são seus óculos e não seu cu.


Mas se ainda assim você não estiver satisfeito com as dicas by Ana Maria Braga, eu tenho uma dica que bate todas essas, não só por sua praticidade como por sua peculiaridade. Caso você realmente precise limpar seus óculos e não tenha como, use saliva. Eu disse isso mesmo... saliva! Pode parecer nojento lamber seus óculos, mas acompanhe o raciocínio: a saliva humana possui enzimas capazes de quebrar algumas moléculas de gordura, casualmente para ajudar na digestão. Sendo assim, com a ajuda dela, você pode eliminar este tipo de resíduo de seus óculos. Por outro lado, é bom prestar atenção na saliva antes de usar este truque. Se você quer limpar seus óculos com saliva logo após ter comido algo muito doce ou muito salgado, o efeito da limpeza vai ser ainda mais nojento que a ideia inicial. Antes de fazer tal movimento, beba água ou escove os dentes se possível. E só lembrando que não detenho a sabedoria dos deuses, logo, posso estar errado em algum fator científico. Empiricamente, conheço gente que dá uma lambidinha nos óculos e está muito satisfeita com o resultado. E como repórter, fui obrigado a testar o método. E continuo utilizando ele. Julgue-me!




[caption id="attachment_14269" align="aligncenter" width="400"]materia oculos LIMPA ISSO AÍ, AMG! =/[/caption]

Existem outros truques ainda menos ortodoxos para a limpeza de superfícies sensíveis que costumava usar para limpar sobretudo CDs e DVDs, mas nunca tive coragem de usar em meus óculos. Considerando que ambos, apesar da função diferente, seguem a mesma mecânica de cuidados e sensibilidades, pode ser que os truques funcionem. Por exemplo, o uso de pasta de dente levemente diluída em água era recorrente para a higienização dos meus CDs. Já usei vinagre, mas este não recomendo a todos, por causa da oxidação que pode se dar na armação. Ouvi falar que bananas são excelentes em limpar superfícies espelhadas sensíveis e até mesmo em ajudar na amenização de arranhões que a superfície em questão sofreu, mas desconheço qual é a ciência envolvida no processo.


Cada um tem seu método para limpeza de óculos e muitos deles funcionam perfeitamente, portanto, não se intimidem por um linguajar polido e um jaleco branco de alguém da televisão te dizendo como fazer coisas que você já faz muito bem. Além do mais, mesmo que as garotas do Leblon não olhem mais pra você por seus óculos, você poderá olhar para elas com seus óculos limpos e dizer o quanto se sente bem por ver o quanto os peitos delas são falsos por causa do silicone ou dos esteroides que ela toma. E se o namorado dela chegar, você pode ver como o MMA dele funciona e quantas estrelinhas ele te fará ver por chamar a mina dele de piranha. Tudo com óculos limpos e vista perfeita!




[caption id="attachment_14271" align="aligncenter" width="520"]materia oculos Plínio usa óculos e recomenda as dicas aos companheiros![/caption]

Você também pode gostar

0 comentários