Medo e Delírio no Japão: a tentação de apertar botões vermelhos

por - 14:08

( ma que... como COÑAS se usa isso???...)


não sei se você já viu essa nova chamada do canal TNT, especializado em filmes farofas de ação e aventura. sinceramente o canal não se garante como bom entretenimento, eu sei... mas vale a pena conferir a chamada, que é muito bem bolada. saca só:



a primeira coisa que me ocorreu quando eu vi essa chamada pra TNT foi a premissa de uma dúvida, meio que sem resposta. sim, porque cada um toma a decisão que acha que deve ser tomada, independente das consequências que se resultarão. mas a dúvida era a seguinte: se você passasse por uma via pública e visse uma puta seta amarela indicando pra que você aperte um puta botão vermelho num pedestal... você apertaria?


me lembrou uma situação que me ocorreu, alguns anos atrás. óbviamente não foi nada tão visceral e estapafúrdio quanto a chamada aí de cima, mas foi pra aprender a ficar esperto.

havia poucas semanas que eu estava morando no Japão, na cidade de Mito, distrito de Ibaraki. vivia andando de bike pra todo lado (um meio de transporte PERFEITO no Japão, por mil motivos que nem valem a pena considerar por aqui) e, sem perspectiva de voltar tão cedo pra casa pela distância de onde eu me encontrava, me bateu "aquela" vontade de esvaziar a bexiguinha. os banheiros públicos do Japão são magnificos, diga-se de passagem: de tão limpos, daria até pra escovar os dentes com água do vaso sanitário. ok, menos... mas são bem limpos sim. então encontrei um bem no meio da calçada de uma avenida larga, mas de pouca movimentação. era um domingo.


banheiro vazio. entrei em uma das cabines e o vaso era aquele "estilo oriental": um buraco de porcelana no chão, com um ferro pra se segurar e não cair sentado dentro da vala. por mais estranho que nós ocidentais possamos achar, esse estilo de banheiro é o mais higiênico que se possa planejar: você abaixa as calças e não encosta em nada, a não ser as mãos nesse ferro de apoio na frente do vaso. bem, fiz o que necessitava fazer e me recompuz. na parede haviam dois botões: um amarelo e um vermelho, os dois identificados unicamente por ideogramas japoneses, sem nada que usuários estrangeiros pudessem compreender, a não ser que lessem o kanji ali fixados. qual seria o botão da descarga? o amarelo ou o vermelho? o que acontece se eu aperto o amarelo? o que acontece se eu aperto o vermelho??...



"isso não vai prestar", pensei com meus botões. já prevendo a merda a seguir, assumi uma posição de maratonista em direção à porta e tomei a decisão digna de um chimpanzé: decidi pela cor mais chamativa - o botão vermelho. péssima escolha, lógico. óbvio! um alarme sonoro ENSURDECEDOR foi acionado imediatamente ao meu toque, e não tive escolha a não ser VAZAR, num náipe The Flash, de dentro do banheiro. catei minha bike encostada do lado de fora (sim, não deixava ela presa em cadeado, geralmente não precisava. mágico, não?...) e vazei pro outro lado da rua, me prostrando na calçada como se não soubesse de absolutamente NADA do que havia acontecido. claro que eu queria saber PORQUÊ colocavam um alarme de ataque anti-aéreo dentro de um banheiro público!!! "que diabo os japoneses cagam??? tem urânio na merda deles??"... e fiquei esperando, feito um gringo curioso, sem entender nada.


chegou bombeiro, chegou ambulância, o caralho a quatro. entraram, procuraram e, obviamente, não encontraram nada nem ninguém. e eu do outro lado da rua, não sabia se dava risada, se pedia desculpas, ou se saia correndo na bike. os japas também, que de bobos não tinham (quase) nada, devem ter desconfiado que o gaijin burro que olhava tudo do outro lado da rua talvez teria algo a ver com aquilo tudo. mas deixaram por isso mesmo. eu não me desculpei, porque creio eu que o minimo que esses japas cabeça-oca deveriam fazer era colocar um aviso ali, ROMANIZADO, dizendo pra apertar aquele maldito botão SOMENTE EM CASO DE URGÊNCIA, assalto, parada cardíaca, o diabo que fosse.


resumindo - coisa que eu deveria ter feito desde o começo desse texto, tamanha a asneira dessa estória toda: tomando o vídeo acima como base, fica bem claro o seguinte: NUNCA, DE MANEIRA ALGUMA, APERTE A PORRA DE UM BOTÃO VERMELHO!!, ok amiguinhos? fikadika.

[caption id="attachment_13820" align="aligncenter" width="300" caption="ó o botãozão aí, ó!!! aperta pra tu vê!!!"][/caption]

Você também pode gostar

2 comentários