#TerçaGringa: com toda acidez dos japas da Mouse On The Keys...

por - 11:08


Estava de bobeira no domingo, quando recebo um email do Paulo me dizendo que eu seria o responsável pela #TerçaGringa desta semana. Fui pego de surpresa, mesmo achando essa uma das sessões mais legais do site não sabia do que falar. Comecei esta sessão por aqui falando de um músico instrumental da Malásia, falei de 2 bandas que não existem mais (uma de Dub psicodelico e uma punk rock com um jazz doidão) e resolvi falar da banda que estava ouvindo no momento em que li o email. Voltaremos então para Ásia, mais precisamente para o Japão, celeiro de muita experimentação no mundo musical. Três estilos musicais tem um destaque mundial nesse pais na minha opinião, o Ska, o metal (drone mesmo) e a música instrumental (ou o tal do post-rock). Eis aqui uma das bandas mais interessantes e promissoras da terra do sol nascente...



Mouse On The Keys é um trio formado em 2006, com influencias diretas do acid jazz, música eletrônica, Hip Hop, Funk e Math Rock. Conheci a banda foi no final de 2008, a primeira coisa que me chamou atenção no grupo foi a formação dele. O trio é formado por 2 pianistas (utilizam também teclados e synths) e um baterista. O projeto começou com Akira Kawasaki (bateria) e Atsushi Kiyota (pianista) que já se conheciam da cena independente japonesa e fizeram parte da banda de post-rock Nine Days Wonder. Pra deixar a sonoridade ainda mais quebrada, se uniram a Daisuke Niitome (tecladista e baterista), conhecido por gravar com grupos de jazz e hip hop.  Na época, lembro que li que o nome da banda vem da agilidade nas teclas, como um “rato” passeando sobre elas. A primeira música da banda que ouvi foi Toccatina, que faz parte do primeiro registro do grupo, o EP Sezession, lançado em 2007. Este EP é mais cru, gravado no formato de trio e usando e abusando apenas de teclados, pianos e uma bateria quebrada pra acompanhar. São 4 faixas incríveis, as trocas e escalas entre teclado e piano são bastante harmônicas, tortas e potentes. Durante a gravação deste registro convidaram o saxofonista Jun Nemoto, que participa de 2 faixas de maneira um tanto tímida, mas muito bem inserida no contexto.




[caption id="attachment_15659" align="aligncenter" width="640"] Pra baixar os albuns, clique na imagem![/caption]

O segundo trabalho da banda foi lançado em 2009, trata-se do fodástico álbum An Anxious Object. São nove faixas ácidas, que alternam momentos de alopração sonora com calmaria jazzística. O disco conta mais uma vez com a participação do saxofonista Jun Nemoto, além de ter também os trompetes do Daisuke Sasaki. Ambos hoje em dia são integrantes do grupo, ou pelo menos participam de diversos shows da tour. Esse disco mostra um amadurecimento da banda, é muito difícil destacar uma faixa ou outra, porque eu acho o disco todo bem absurdo. Segundo os próprios integrantes, alguma das músicas retratam bem o caos existente na cidade de Tokyo (Ouroboros, so pra exemplificar). No final das contas, se você ta a fim de se drogar, sem o uso de químicos, uma boa dica é acidificar sua mente com o som desses japas malucos! No ano de 2011 o trio lançou um DVD, onde foi registrado toda a turnê europeia deles, tentei achar pra download (inclusive seguindo as regras pra burlar o sistema), mas não consegui encontrar. Os shows parecem ser uma experiência incrível, a banda utiliza vídeos nas apresentações, deve ser bem foda. Ta ai uma boa banda experimental para esses festivais grandes que vem pro Brasil sairem da mesmice! Caso alguém encontre download deste DVD, FAVOR GRITAR NOS COMENTÁRIOS!


Você também pode gostar

6 comentários

  1. JÁ QUE VOCE PEDIU PRA GRITAR...

    ESSE ALBUM TEM NO SITE DE P2P ISOHUNT.COM!!!!

    NESSE MOMENTO ESTOU BAIXANDO,VAI LEVAR UMA ETERNIDADE JA QUE SO TEM 10 SEEDERS,E SE EU TIVER PACIENCIA FAÇO UM UP NO MEDIAFIRE!!

    QUANDO VOCE LER ME AVISA!

    Muito foda o trabalho de todos aqui!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Diego Albuquerque24 de junho de 2012 16:04

    O Dvd voce diz?! Rapaz, manda esse link do torrent ai, desenrolaram um link, mas ninguem se garantiu em ver se era real a parada, tava meio estranho.



    abraço

    ResponderExcluir
  3. Esquece ! Não é o Album de 2011 :(

    É so o An Anxius Object com erros de grafia!

    ResponderExcluir
  4. De qualquer modo goatei muito do som dos caras!

    Ta ai o link do torrent. Tem o Sezession de quebra...

    ResponderExcluir
  5. Diego Albuquerque24 de junho de 2012 17:00

    Ah, mas os discos tem aqui no post, basta clicar nas capas ai e baixar em alta as mp3! :D

    ResponderExcluir