Aprendam: 25 sons para entender o rap nacional

por - 11:09

25-sons-para-entender-o-rap-nacional


2011 foi o ano do rap. Tô ligado e você também está que eu sei. Só que porra, com a parada toda fazendo um barulho do caralho, muita gente pegou a crista da onda e não aprendeu nadinha com a Vice dissecando os scratches da “Dedo na Ferida” ou das várias entrevistas do Emicida, Kamau, Criolo, Flora Matos e mais uma par de rapper que tá aí, não desde 2011, pelo contrário, desde muito tempo.


O que me deixou meio puto foi ver um monte de indie falando sobre rap e se achando o maior repórter periférico de todos os tempos. Eu li cada coisa que juro, fez minhas bolas se encolherem de vergonha. Mas olha só, fiz um trampo fino para vocês (e para quem curte rap de verdade).


A revista +Soma, no final do ano passado, reuniu um pessoal que entende do assunto, como Xis, Kl-Jay, o Amauri Stamboroski, Matheus Potumati, editores da SOMA, André Maleronka (Editor da Vice), Don L., DJ Cia e Pedro Pinhel (Original Pinheiros Style) que separaram 25 sons para você entender o rap nacional. Eu aconselho bastante a vocês entenderem o porquê de cada música. Por favor, a parte I (1984-1999) e a parte II (2000-2008).


Feito isso, aí vai meu trabalho que tanto me vanglorio de ter feito: baixei todos os discos, peguei cada faixa, coloquei tag, criei uma capa com os benditos 25 discos e estou disponibilizando a aula de rap nacional totalmente de graça para vocês. Torço fervorosamente para que isso dê download, afinal, não é sempre que você pode aprender bastante sobre algo que nunca foi registrado de uma maneira legal e melhor, não é sempre que rola de aprender algo no MP3 player. Tão vendo só?


Ressaltando que essa lista não foi feita por mim, nem por nenhum colaborador do Altnewspaper, mas falo em nome de 3 ou 4 daqui, com toda certeza, que gostamos de rap, principalmente do que foi e está sendo feito no nosso país. É isso, estamos de volta e agora chutando muito mais a bola da indiezada do que antes.


Download

Você também pode gostar

9 comentários

  1. belíssima bola, rapazes

    outro dia fiz algo parecido, mas com a lista de 30 RAPS UNDERGROUND dos gringo. dá uma SACADA
    http://euamotubaina.blogspot.com.br/2012/06/playl...

    ResponderExcluir
  2. putz, trampo foda esse, parabéns mais uma vez.
    Baixando e divulgando.

    ResponderExcluir
  3. tô atrás do disco do rpw e não to achando...queria ouvir todo

    ResponderExcluir
  4. Tá ae, mano
    http://mir.cr/A4RAMRYO

    Escolhe o servidor e já eras.

    ResponderExcluir
  5. Faltou Facção Central, fica a dica!

    ResponderExcluir
  6. Faltou Facção Central, Consciência Humana, Faces da Morte....mas esse povo atual não é chegado em rap político. O Facção Central, por exemplo, é sempre esquecido pela turma for fun, talvez melhor assim.

    ResponderExcluir
  7. O link tá off! Podem fazer a gentileza de repostarem, por favor? Muitíssimo obrigada! Belo trabalho

    ResponderExcluir
  8. Oi Giovanna, tá no ar de novo. Desculpa a demora!

    ResponderExcluir