#TerçaGringa: Brushy One String, o rei de uma corda só

por - 11:11

terça gringa brushy

Então quer dizer que da Jamaica você só conhece Bob Marley, Peter Tosh e os Skatalites? Então me permita apresentar um rapaz extremamente classudo chamado Brushy One String, intitulado o rei da corda única. Por que este título? Porque ele consegue fazer um som muito bacana com apenas uma corda de violão. E você pagando um pau pra quem tem seis e não faz nem metade do que ele consegue, hein.


De uma região menos favorecida, na já não tão favorecida assim, Jamaica, Brushy One String mora num barraco humilde e grava suas músicas em casa mesmo, graças à doação de alguns equipamentos usados, alguns quebrados, de pessoas do ramo musical que botaram fé naquilo que ele faz. Acho difícil descrever seu som com propriedade, por ser algo tão cru e sincero, mas é fácil identificar as raízes jamaicanas de suas poucas notas e de seu jeito de cantar, que remete muito a outros cantores jamaicanos.



Apesar de ser músico, Brushy não vive disso, tal qual tantos outros bons artistas que conhecemos. Para sobreviver, ele possui uma grande plantação em seu jardim e possui um pequeno boteco no quintal de casa, que o ajuda a pagar não só as contas como também o conserto de seus equipamentos e a manter viva sua vontade de gravar seu som altamente formidável. Acho que vale dizer que Brushy não é seu nome verdadeiro, mas seu nome artístico, que foi arranjado graças a seu cabelinho de escova que ele adora.




[caption id="attachment_16312" align="aligncenter" width="550"]terça gringa brushy ousadia e alegria, né mlk[/caption]

Brushy ainda é considerado um aspirante a músico na Jamaica, por ainda ser independente e por não possuir equipamento e nem empresário, mas os produtores de um documentário chamado Rise Up Reggae Star, da BBC, viram que o cara era muito ferão e o ajudaram a produzir um disco com todo o material que Brushy já tinha gravado, além de terem contribuído com uma faixa bônus gravada em estúdio. O documentário é  foda e vale muito a pena ser visto se você curte música jamaicana no geral e sua cena independente que sobrevive apesar da situação em que se encontra.


O único disco de Brushy One String que foi lançado até agora, intitulado King of One String, está em duas possíveis plataformas para download: Amazon e iTunes. Ambas são pagas por conta da situação do cara, que batalha e faz um corre monstruoso pra poder conseguir chegar a um lugar melhor e tudo mais, porém, não dá pra divulgar o cara sem uma amostra do que ele pode fazer. Graças a ajuda dos aliados, consegui uma versão gratuita deste disco, que possui uma ou duas faixas faltando. Se você realmente gostou do som dele, dá uma força e compra o resto das faixas ou mesmo compra inteiro numa qualidade melhor. Combinado, amizade?


 Pastebin

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Esse cara é fera! E conheço muita gente que fica lustrando o violão, guradando dentro de case, com o maior enjôo e não tocam nada! Música está primeiramente na alma. Taí a prova!

    ResponderExcluir