#TerçaGringa: Benton Falls e o emo de verdade

por - 11:19

terça gringa benton falls

Lembra daquela época em que o mundo inteiro não parava de falar naquilo que conhecíamos como emo? Bons tempos de intolerância tolerável, hein. Enquanto a molecada pintava o olho, usava poucas cores e “chorava” por qualquer coisa, tinha outra galera que não estava nem aí pra isso. Na verdade essa mesma galera que nem ligava já existia há um pouco mais de tempo, mas foi mais ou menos na época do estouro dessa moda juvenil que surgiu uma banda muito bacaninha mesmo que levantava a bandeira do emo não-convencional, também conhecido como real emo. Estou falando do Benton Falls.


Esta banda que é composta pelo trio (antes quarteto) americano Michael Richardson na guitarra, Vance Gore no baixo e Eli Deering na bateria fazia aquilo que eu acredito ser o emo em sua mais pura forma. Veja bem, as bandas que pipocaram na MTV em meados de 2004 também eram emo, mas de alguma forma, elas não são praticamente nada parecidas com as bandas de real emo. É muito mais difícil de explicar, então sugiro que você dê uma ouvida ao final do texto, só pra sacar melhor do que estou falando.




[caption id="attachment_16754" align="aligncenter" width="399"]terça gringa benton falls emo que é emo não chora, faz chorar[/caption]

Tentando colocar em palavras, o Benton Falls é uma daquelas bandas que te fazem sentir aquilo que estão cantando. Suas músicas possuem letras tristes e sofridas, que conseguem até me comover, de certa forma, isso sem contar no instrumental brando, mas sem entrar na monotonia. É o balanço perfeito entre distorções e reverberações suficientemente capazes de te imergir numa atmosfera melancólica e visceral. Acredito que esta era a intenção do emo, mas nem todos conseguiram chegar ao nível de uma banda como Benton Falls ou tantas outras do real emo. Paciência, né?


As influências da banda são interessantíssimas, indo do Jawbox ao Sunny Day Real State e apesar de seu último registro inédito ter sido Guilt Beats Hate, full lenght de 2003, a banda tecnicamente ainda está na ativa, até porque lançou uma compilação de faixas nunca lançadas em 2010, intitulada Ashes and Lies. Curto a banda a ponto de acreditar que eles ainda possam lançar algo novo ainda nesse milênio, mas mesmo se não lançar, seus melhores registros “Fighting Starlight”, de 2001 e “Guilt Beats Hate”, de 2003 estarão eternamente em meu coração. E provavelmente estarão no seu também já que tem link pra download dos dois registros aí embaixo. E o emo é legal, apesar de ter muita banda bosta ter cagado no pau, pronto falei.




[caption id="attachment_16755" align="aligncenter" width="579"]terça gringa benton falls Clique nas imagens para baixar os discos![/caption]

Você também pode gostar

3 comentários

  1. gostei muito do post. fiquei feliz que geralmente o pessoal não escolhe o benton falls pra exemplificar o estilo, e sim bandas mais grunges como sunny day real estate e mineral, ou mais midwest como cap'n jazz e tal. é legal que além do benton falls ser uma das que eu mais gosto do estilo, é uma que centraliza os estilos e faz tudo de uma forma muito honesta.

    outra coisa hahaha vocês sabem onde posso encontrar vídeos ao vivo deles ou o disco Ashes And Lies pra baixar?

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha o Ashes and Lies guardado em algum lugar, mas não acho em lugar nenhum agora... se achar nesse mlênio, upo e coloco aí pra geral baixar.

    Mas por hora, achei em streaming: http://deepelmdigital.com/album/ashes-and-lies

    ResponderExcluir
  3. Tenho ele em casa, cara. Te upo e respondo aqui.

    ResponderExcluir