Mente vazia num ônibus lotado: em Maceió é no som do melô

por - 12:12

[caption id="attachment_17671" align="aligncenter" width="576"]Bob-Marley Ele chora em algum lugar do mundo... ou não.[/caption]

Estive em Maceió no último final de semana, já falei disso no post da promoção para o último dia do Festival LAB (que acaba hoje, então parcicipem).  Fiquei hospedado na casa do brodagem Bruno Jaborandy (responsável pelo “O que eu leio, o que eu faço” por aqui) e ele veio me mostrar um som que está bombando na periferia e entre os DJs de ônibus da cidade. O nome do estilo musical seria “melô” e segundo ele consiste em “reggaes remixados, com batida eletrônica”, sucesso total por lá e que soube também bomba em Teresina. Domingão de sol, decidimos ir à praia e não é que no ônibus estava rolando o tal do melô mesmo?


Resolvi então listar alguns expoentes de sucesso da capital alagoana em tal estilo, como o Dj Cebola Rasta, Dj Junior Marley (o boca) e Dj Thupa (agradeço a consultoria do Brunão). Foda são os slogans da galera, olha o naipe da parada: "cubram seus telhados porque as pedras vão rolar". Por sinal, o Dj Cebola Rasta tem um dos slogans mais legais “ei garotas, não se preocupem, que o DJ Cebola Rasta tá com uma mamadeira, cheia de leite". E essa galera deve realmente ser o sucesso, porque no meio dos remixes dele rolam uns patrocinadores: você tá lá ouvindo o som e no meio entram umas frases “patrocínio panificadora não sei o que”, coisa muito surreal. A galera realmente entende do assunto, não dá pra negar, o Dj Thupa é o cara! O Dj Junior Marley “O patrão 100% firmeza, de boa, é nós” também destrói.


Eu não conhecia o termo “melô” como um estilo musical, o som que essa galera faz me remete muito ao dub (quanto pegam áudio em inglês), mas quando pegam as letras em português, papo sério, não perde em nada para os bregas melodys e Mc Sheldons que tocam por aqui. Se bem que, o Dj Bruxo (in memorian) fez um melô genial com Jesus Chorou, do Racionais MC's.  Essa semana estava no metrô (sim, no Recife tem metrô e tá até mais organizado) e ouvi o mesmo tipo de som dos DJs de lá, ou seja, também chegaram no Recife. E por aí, já tocam isso no busão? Pra quem quiser conhecer mais, aconselho dar uma busca dos nomes no Youtube por sua conta e risco. Por sinal, as fotos e poses que aparecem nos vídeos também merecem um destaque especial, seguem algumas pedras. Boa sorte.





Você também pode gostar

2 comentários

  1. O Melô já "bomba" em Maceió há pelo menos 15 anos (por experiência própria, mas arrisco que já tem mais de 20 anos que esse negócio é famoso), mas dá a entender, no texto, que ele é novidade ("está bombando").

    E como assim "sim, no Recife tem metrô"? É pouco crível?

    ResponderExcluir
  2. Então, os Beatles nem existem mais e provavelmente deve ser novidade pra alguem ne?! Eu nunca tinha visto comercial e propaganda no meio da musica (achei genial) huahuauahua

    E contem ironia a parte do metro.

    ResponderExcluir