Conheça os representantes da cena instrumental no Festival DoSol 2012 e concorra a convites

por - 15:08


O Festival DoSol 2012 já esta rolando, as etapas paulistana, goiana e de Mossoró do evento já aconteceram, na próxima quinta rola o drops do festival no Recife (ta até rolando promo na Page do Hominis no Facebook). Em natal, o Festival DoSol chega a sua nona edição, com uma das melhores programações que eu já vi do fest, além de ser um dos mais legais eventos independentes que acontecem no Brasil. Nó próximo final de semana, uma maratona de shows invade o bairro da Ribeira em Natal, diversas novas bandas da cena potiguar, nordestina, brasileira e gringas aparecerão tocando nos diversos espaços espalhados ao longo da Rua Chile.


Estava falando com o Foca dia desses na internet e ele, sabendo que eu curto música instrumental, perguntou se eu tinha prestado atenção no crescimento do número de bandas instrumentais que estarão presentes na edição 2012. Confesso que não tinha atinado para isso, afinal, são cerca de 50 bandas na programação apenas na cidade de Natal (todas as informações da programação AQUI). Pensando nisso, resolvemos dar um pouco de destaque para essas bandas da cena instrumental que estaá cada vez tomando espaço no evento potiguar e em diversos outros festivais independentes em todo o Brasil. Na edição 2012 do festival, seis bandas instrumentais passaram pelos palcos do bairro da Ribeira.



Dentre as do sábado, uma das mais esperadas pelo público (e também mais conhecida) deve ser a Macaco Bong, banda cuiabana que hoje vive em Belo Horizonte. O trio está em tour de divulgação do novo trabalho lançado esse ano “This Is Rolê”, fazendo shows em diversos estados e cidades do Brasil. Aproveita a vinda para os festivais de novembro para fazer uma turnê pelo Nordeste divulgando este novo trabalho. Além da curiosidade em ver as novas faixas do trio ao vivo pela primeira vez, outro fator que pode aguçar um pouco o espectador é a nova formação da banda (que trocou de baixista este ano). Além do show no DoSol, a banda ainda toca no Festival Maionese (em Maceió), o Rock Sertão em Teresina, além de shows por diversas cidades da região dentro do circuito Fora do Eixo (procurem em suas cidades, galera é meio enrolada pra divulgar!).



A representante local para quem curte instrumental no sábado é a Camarones Orquestra Guitarristica, outra banda que faz tour em tudo que é canto do Brasil e tradicionalmente toca no Festival DoSol. É aquele show elétrico e super divertido de rock sem frescura, com direito a Ana Morena simpaticíssima no palco e coreografias hilárias de Anderson Foca (que eu espero que tenha ensaiado novos passos). O grupo está preparando um disco novo, então devem rolar músicas novas nessa apresentação, além de algum cover inusitado no meio do show.



Fechando a cena instrumental do sábado, mas não menos importante, duas bandas do estado de São Paulo. A Aeromoças e Tenistas Russas é uma banda de São Carlos, lançaram um disco no ano passado recheado de influências (baixe aqui) e é esta mistureba sonora que a banda vai demonstrar nos palcos do DoSol. Se preparem para ouvir saxofone em meio a sintetizadores e batidas que podem passar do jazz pro samba em segundos, numa frequência lisérgica desenfreada. A outra representante de São Paulo é da Capital, um quinteto intitulado HUEY e a banda que eu mais curiosidade de ver ao vivo dentre as citadas. É a banda mais violenta e estranha dentre as instrumentais do dia, lançaram um EP em 2010 que é uma porra desenfreada e barulhenta da melhor qualidade. E eles citam Pelican, Fugazi e Isis como influências, não da pra deixar passar sem conferir ao vivo.



No domingo, dia gratuito do Festival DoSol, numa parceria com o Circuito Ribeira, dentre os diversos espaços e shows que aconteceram ao mesmo tempo de várias bandas legais de diversos estilos (só pra citar algumas que tentarei ver: Sin Ayuda, Hierofante Púrpura, The First Corinthians, Plastic Fire, Son Of A Witch, Calistoga, Jubarte Ataca, entre várias outras) duas bandas instrumentais estarão na maratona. A excelente banda paraibana Ubella Preta, velhos conhecidos da casa, que tem três trabalhos lançados, sendo o último desse ano. Num mesmo show você vai ouvir Afrobeat, rock, psicodelia, jazz, experimentalismo, ruídos, aloprações, funk, e até kuduro (por que não?). Fechando a leva de bandas instrumentais que se apresentam na edição 2012 do Festival, o grupo local Tesla Orquestra. Formada em 2009, o quarteto de post rock é outras das atrações que eu tenho enorme curiosidade de sacar ao vivo. É daquelas bandas que criam uma atmosfera e mudam o ambiente com seu som, fazendo com que o espectador acompanhe toda a evolução contida em cada uma das composições da banda.



Pra fechar essa postagem, se você chegou até aqui, temos 4 CONVITES do sábado do Festival DoSol para SORTEAR. Então se você que mora em Natal ou vai estar por lá no próximo sábado (dia 10 de Novembro) e está a fim de conferir 20 bandas ao vivo na faixa, com direito aos americanos da The Slakers pra fechar a festa no sábado, basta DISSEMINAR ESSE POST EM QUALQUER UMA DAS REDES SOCIAIS e depois disso COMENTAR AQUI (preenchendo os dados certinhos) com o link da disseminação (o twitter ou facebook, etc). Depois disso é so torcer pra o número do seu comentário ser um dos sorteados na sexta (09/11) pelo random.org, dependendo da quantidade de participantes na promo nos poderemos sortear duas pessoas (um par para cada) ou quatro (convites individuais). Lembrando que cada pessoa so pode comentar uma vez para concorrer ao passe livre para o evento, boa sorte e nos vemos por lá!

Você também pode gostar

13 comentários

  1. vou na fé ver qual é... abraxas

    ResponderExcluir
  2. Ganhadores dos convites para o Festival DoSol 2012:

    Comentário 5: Leonardo; 7 Vicente; 9 Ivonaldo Almeida e 10 Isabelle Morais, VEJAM SEUS EMAILS PARA SABER COMO RETIRAR CONVITE PRO SÁBADO!
    http://twitpic.com/bbs9n4

    Obrigado pela Participação!

    ResponderExcluir