#TerçaGringa: MC Frontalot e seu geeksta rap

por - 12:06

 terça gringa nerd


Tem gente que levanta a bandeira do rap e fala que é da rua, que é gangueiro e que corta pescoços em nome da honra e da glória de rimar nas batalhas de rap por aí afora. Por um lado, isso é bacana, afinal, assim a cultura se mantem viva, mas nem sempre essa história me convence. Claro, não frequento batalhas, então sou suspeito pra falar de suspeitas. Mas só pode ser considerado dragão eterno do rolê aquele que vai pra rua lutar pelo crescimento e disseminação das várias correntes culturais do universo? Eu acredito que não. Existem vários modos de fazer sua contribuição, para o bem ou para o mal, e foi isso que Damian Hess fez. Ele é formado em língua inglesa na Wesleyan University, mas é mais conhecido por seu rap e  por seu vulgo, MC Frontalot.


Sabemos que o rap possui muitos caminhos. Uns mais populares que outros e outros mais legais que uns, mas todos contribuindo de sua maneira para a disseminação da cultura. Dentre estes variados estilos de se fazer rap, está o que MC Frontalot imortalizou como sendo o primeiro de uma leva de outros MCs, o nerdcore hip hop. Basicamente é um estilo que engloba todo tipo de assunto de interesse nerd/geek em geral em suas músicas, que vão de Magic the Gathering, computadores, videogames, ciência, compartilhamento e processamento de dados e até pornografia na internet. Ironicamente, MC Frontalot começou sua carreira no rap batalhando. Mas não em rinhas de MCs, como a maioria deles começa. Frontalot fazia muito sucesso numa batalha online chamada "Song Fight!", onde os participantes faziam músicas que precisavam receber votos pra saber que tinha a melhor música. Frontalot construiu uma base de fãs  graças a esta batalha e se manteve invicto, apesar de só ter batalhado oito vezes.



Atualmente, o geeksta rap possui outros MCs conhecidos (pelos fãs, basicamente) que levantam a bandeira desta vertente do rap como o MC Hawking, Optimus Rhyme e MC Lars. Pior que até parece piada, mas não é. Fica aí pro download o primeiro disco do MC Frontalot, intitulado Nerdcore Rising, de 2005. Se é bom, se é ruim, decida aí.


Tumblr

Você também pode gostar

0 comentários