Os cinco melhores discos nacionais de 2012 e um gringo por Fernando Gomes

por - 15:05

Melhores de 2012 por Fernando Gomes

Felizmente, foi bem difícil escolher apenas cinco discos nacionais pra listar aqui como os melhores desse ano. Ficou muita coisa boa de fora, mas pra compensar tem as outras listas dos comparsas aqui do Altnewspaper e dos demais veículos. Isso quer dizer que 2012 foi um ano classe A para a música, o que resultou em várias prezas aos nossos ouvidos e não deu pra reclamar da vida.


 

5. Kamau - ...Entre...
Kamau - ...Entre...

Mais um registro de qualidade na sólida carreira de Kamau, ...Entre... é um EP composto por músicas que podem agradar desde os ouvidos mais xiitas do rap até aqueles que não estão lá muito familiarizados com o estilo. Onze faixas (além das três bônus), entre as quais Eu Quero Mais ganha destaque sendo uma das melhores músicas lançadas em 2012. Disco de rap puro e de alta qualidade, com letras muito bem lapidadas, beats escolhidos com maestria e interlúdios poéticos fazem do Entre mais um capítulo de boa sonoridade na história do rap feito no Brasil.


Ouça "21|12" e "(Eu Quero) Mais"

 

4. Silva – Claridão
Silva - Claridão

No EP lançado ano passado, Silva já havia mostrado que teria muito a apresentar num álbum cheio, o que se tornou um risco devido à expectativa que se criou em torno do seu nome. Mas o cantor e multiinstrumentista teve a manha de se superar em Claridão e fez música bonita, singela e ao mesmo tempo experimental e em determinados momentos, estranha. As músicas são compostas por melodias agradáveis, que juntas à voz suave desse artista capixaba fazem deste um disco acolhedor, que flui fácil e coloca Silva entre os nomes de destaque da música brasileira contemporânea.


Baixe o disco aqui

 

3. O Quadro – O Quadro

OQuadro


Falar que O Quadro é simplesmente uma banda de rap é reduzir a música dessa banda baiana, que tem aproximação íntima com o rock, funk, afoxé e ragga no disco autointitulado que, depois de muitos anos, chegou às ruas e os colocou junto à safra de novos nomes da música baiana, não só pelo sotaque nas rimas, mas pela capacidade de inserir uma identidade local na musicalidade universal da banda. Experimentações, produção impecável e participações de Dimak, Guilherme Arantes e Lurdez da Luz completam os elementos que colocaram o disco d'O Quadro entre os melhores do ano.


Baixe o disco aqui

 

2. Céu – Caravana Sereia Bloom

Céu - Caravana Sereia Bloom


Céu é uma das maiores cantoras do Brasil. Não é tão fácil achar entre suas colegas contemporâneas outros nomes que mantenham o nível de qualidade que ela manteve nos seus três discos. Em Caravana Sereia Bloom, levou sua música pra passear por estradas e de lá trouxe temas, melodias e timbres para criar um dos melhores discos do ano, como já havia feito em 2005 com seu cd de estreia e em 2009, com Vagarosa.


Ouça o álbum aqui

 

1. Bnegão & Seletores de Frequência – Sintoniza Lá

BNegão & Os Seletores de Frequência - Sintoniza Lá
"Soul, funk, samba, jazz, música jamaicana, rap, jungle, rock, afrobeat, blues, funk carioca, hardcore..." - tem tudo isso no Sintoniza Lá, como cita o próprio Bnegão na faixa "Chega pra Somar no Groove". E todas essas vertentes da música negra têm suas presenças muito bem resolvidas em uma atmosfera cheia de suingue que fez valer a (longa) espera pelo segundo disco da banda. Letras inteligentes, naipe de metais se destacando e muito groove de alta patente atravessando as onze pedradas que compõem o disco.


Baixe o disco aqui

 

Gringo:


 

Converge – All We Love We Leave Behind
allweloveconverge
Chegar aos mais de 20 anos de atividade e lançar um disco tão relevante como All We Love We Leave Behind não é algo tão comum no mundo da música violenta. Esse é um dos melhores registros da carreira do Converge, banda que consegue se manter como uma das mais originais no meio hardcore/metal, fazendo uma música que comporta adjetivos como destruidora, veloz, densa, desesperada e passional. A faixa-título é um soco e Trespasses um chute na cara de quem chegar desprevenido à audição dessa maravilha da música pesada mundial.


Ouça o álbum aqui

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Só não ouvi o do Silva, vou cata-lo agora!

    Muito boa a lista Gomes!

    ResponderExcluir
  2. 2012 foi um ano fértil para a música brasileira e escolher os 5 melhores trabalhos fica difícil. OQuadro pra mim foi a grande surpresa. Acredito que este cd vai render muito em 2013 e que estes baianos "mudarmos" vão ganhar o espaço merecido. Parabéns pelas escolhas, Céu e Silva tambem me surpreederam.

    ResponderExcluir