Recbeat 2013 está chegando: conheça e escute as atrações

por - 15:08

Recbeat Festival

Na semana passada o Recbeat Festival anunciou a programação de sua décima oitava edição, ou seja, trata-se de um dos eventos mais tradicionais da cena independente da região (e do carnaval do Recife). Se em outros tempos uma das premissas do festival era não repetir atrações, nesse ano não teve jeito, vários artistas que já passaram pelo palco do Recbeat retornam ao Recife para festejar o carnaval. Porém, não vemos isso como um problema, já que boa parte dos artistas repetidos estará apresentando um novo trabalho na edição de maior idade do festival, além de serem nomes fortes e consagrados na cena independente nacional. Dois exemplos bons dessa leva de “repetentes” são Céu e B Negão e os Seletores de Frequências, ambos com discos que foram destaques no ano de 2012, Caravana Bloom e Sintoniza Lá.


Mesmo não sendo um dos melhores anos do festival, diversas atrações interessantes estão vindos, trata-se do ano da nova música feminina brasileira. Além da beldade Céu, nomes como Karina Buhr, Anelis Assumpção e Tulipa Ruiz também farão shows na edição 2013. Todas elas apresentando novos discos, Anelis inclusive faz seu primeiro show para grande público por aqui e atrai os olhos curiosos pelo sobrenome que carrega (ela é filha de Itamar Assumpção), uma responsabilidade que a cantora já deve ter se acostumado.


Para nós, os principais destaques que esperamos conferir ao vivo são o DJ Maga Bo, que lançou uma bela compilação no ano passado, contando com a participação de vários nomes da música nacional (que também estarão pro aqui no carnaval, então participações podem acontecer), o Mestre Vieira, mostrando a verdadeira e boa música tradicional do Pará, e o retorno  extraordinário do Os Mulheres Negras, união de duas das cabeças mais interessantes da música brasileira, Maurício Pereira e André Abujamra. Saca esse show ai que é foda e esquenta...



A conexão latino americana aumentou, nesse ano são cinco atrações com artistas de países vizinhos. Além disso, ainda tem um DJ da Bulgária na programação e um projeto de brasileiras que moram na Espanha. A parte mais fraca da programação de 2013 foi a de artistas pernambucanos e do nordeste, representados por DJs, bandas zumbis e projetos paralelos. A arte fodástica foi feita pelo Shiko, talvez seja a parte nordestina mais instigante do evento nesse ano. Como não conhecemos boa parte dos gringos, resolvemos linkar todos eles para que todo mundo chegue ao carnaval sabendo onde está entrando, quando chegarem no Paço Alfândega, entre os dias 9 e 12 de Fevereiro, sempre a partir das 19:30h...


SÁBADO (09/02)


DJ DJIIVA (nos intervalos entre as bandas)


19h30 - N'Sista: irmãs brasileiras que vivem em Barcelona, misturam elementos eletrônicos com percussão tradicional experimentando bastante. Estão lançando o novo EP (que da pra baixar no site delas) por aqui no festival.


21h- Combo X: banda de Peixinhos (Olinda), encabeçada por Gilmar Bolla 8, percussionista da Nação Zumbi. Ou seja, pra quem curte o beat do Mangue, vai achar o show uma aula de percussão influenciada por ritmos afros.


22h- Mestre Vieira e Convidadas: um dos grandes nomes da Guitarrada, com mais de 50 anos de carreira. O show do Recbeat ainda conta com direção de Pio Lobato (outro monstro paraense) e novas cantoras do Pará. Vai ser animado.


23h10 - MCKlopedia: o hip hop também tem vez no Recbeat e está muito forte em toda América Latina, o exemplo é esse MC venezuelano. Ele parece ter um bom nome no cenário latino, misturando ritmos locais inclusive. Veremos.


0h30 – Karina Buhr: Karina é baiana, mas se fez na música por aqui, já tocou com o Eddie e na Cumadre Florzinha. Tem dois discos lançados na carreira solo, e tem uma das melhores bandas de apoio do Brasil e energia ela tem!



DOMINGO (10/02)


 DJ Catarina de Jah (Abertura e intervalos entre as bandas)


20h - Uh La La!: é aquele tipo de banda que faz o rock divertido, com pitadas de indie, umas meninas fofas. Letras engraçadinhas e som dançante, cai bem no carnaval, mas parece ser apenas isso mesmo.


21h – Juan Cirerol: artista folk mexicano, dito por alguns o Dylan latino. Marcelo Costa, do Scream Yell, recomendou prestar atenção nele e é isso que iremos fazer. Mesmo porque parece ser o som diferente mais legal do dia.


22h – Kosta Kostov: DJ e produtor búlgaro que mora na Alemanha, se inspira na música dos Bálcãs e cigana, mesclando com o eletrônico. É a cara do Recbeat e apresenta alguns flertes com a música brasileira.


23h10 – Monsieur Periné: banda colombiana com influência da música francesa até no nome. Misturam música latina com aquele sonzinho francês jazzístico, uma espécie de Nouvelle Vague latino americana. A cantora é uma teteia.


0h30 – Tulipa Ruiz: umas das novidades da música brasileira, a cantora paulistana vem ao Recife apresentar o seu segundo disco, lançado no ano passado. A moça manda muito bem ao vivo.



SEGUNDA (11/02)


DJ Ravi Moreno (Abertura e intervalos entre as bandas)


20h – Daniel Peixoto: artista cearense que apareceu para o Brasil com a banda Montage, que fazia um eletro rock meia boca. Se com a banda já era mais ou menos, em carreira solo ele resolveu unir ao eletro rock ritmos regionais e tecnobrega. Prometemos chegar depois do show dele, mas fica por sua conta e risco.


21h – Os Sertões: eis aqui a nova banda do músico Clayton Barros, ex-Cordel do Fogo Encantado. Lançaram o primeiro trabalho ano passado, misturando diversos estilos e instrumentos, mas soando bem pop.


22h - Finlândia (Brasil/Argentina): duo que mistura ritmos eletroacústicos latinos como o tango e ritmos nacionais como a bossa nova, além de batidas eletrônicas. Parece ser interessante!


23h10 - Anelis Assumpção (SP): cantora paulista, carrega um sobrenome de peso na música nacional. Lançou um belo disco em 2011 e pela primeira vez tem um espaço grande pra apresentar-se por aqui. O show promete.


0h30 – Bnegão & Seletores de Frequência (RJ): Bernardo é quase um sócio do Recbeat, já esteve nele com vários projetos diferentes e com o próprio Seletores, quando não participava do show de alguém ou discotecava na tenda eletrônica. Vem lançar o novo disco na cidade, misturando ritmos e swingue, vai ser tipo isso:



TERÇA (12/02)
DJ Maga Bo (Abertura e intervalos entre as bandas)


21h - Jorge Cabeleira e o Dia em Que Seremos Todos Inúteis: banda pernambucana da década de noventa que teve certo destaque na época e resolveu voltar em pleno carnaval 2013 pra gravar um DVD. O que dizer, né?


22h – Celso Duarte: musicista paraguaio, mas criado no México, conhecido no erudito por sua virtuosidade tocando harpa mexicana e paraguaia. É o toque refinado do festival nesse dia.


23h10 – Os Mulheres Negras: O show é muito divertido, André Abujamra e Maurício Pereira são duas figuraças. Os anos passaram, eles envelheceram, mas não perderam a qualidade e a ironia.


0h30 - Céu: a cantora é uma das divas da música nacional, lançou um dos melhores trabalhos do ano passado e é com esse disco que ela volta ao Recbeat dois anos depois. O novo álbum mistura vários ritmos, mais dançante, vamos ver.


Você também pode gostar

0 comentários