#TerçaGringa: com todo experimentalismo sombrio e pesado do Thisquietarmy

por - 11:08

thisquietarmy-2012-by-Minelly-Kamemura-01

Thisquietarmy é um projeto de música experimental do guitarrista e engenheiro de som canadense Eric Quach. Eric é um camarada tímido, oriundo de Montreal, que fica na província francesa de Quebec. Ele parece demonstrar toda sua inquietude com o clima no qual vive por meio de seus registros musicais. Morador de uma das regiões mais frias do planeta, todo lado sombrio presente no gelo e falta de sol pode ser encontrado no som feito pelo Thisquietarmy. O projeto teve início em 2005 e de lá pra cá já foram lançados pelo menos 19 trabalhos. Ou seja, por mais que ele pareça quieto, consegue se expressar muito bem através de sua música.


Sobre o som que ele realiza, o noise parece nortear todo experimentalismo realizado por eles com guitarras ambientes atmosféricas, sintetizadores e diversos loops registrados ao vivo durante os shows e reproduzidos automaticamente em meio as canções. Tudo isso somado de maneira a transformar o som num barulho instrumental bastante organizado e bem feito. É interessante perceber como a modernidade pode ser benéfica na música, já que sozinho ele consegue realizar o som de uma banda completa.



Tive o prazer de ter um curto convívio com o Eric e falar um pouco sobre seus trabalhos (por mais que seja difícil conseguir fazer o camarada falar), impressionante perceber que algumas das artes de seus discos também foram feitas por ele. Ou seja, trata-se de um "multiartista" em sua compreensão mais explícita. Ele cria, grava, produz, faz a arte de alguns de seus discos e ainda carrega na bolsa para distribuir e vender em seus shows. O mais legal é que ele está nesse momento no Brasil, realizando uma tour por aqui que se estenderá ao longo do mês de junho pelo sudeste e sul do país.


Quem armou as datas desta turnê foi o pessoal do Labirinto, que com isso aproveita para realizar o lançamento do novo trabalho, um split de oito músicas com o próprio Thisquietarmy. Antecipo aqui que este split é um dos trabalhos mais interessantes que pude escutar nesse ano, com qualidade e peso sonoros absurdos. Além do split, Eric Quach ainda trouxe para o Brasil vários trabalhos do thisquietarmy, sejam solos ou parcerias com ótimas bandas como o Labirinto ou o Yellow6. Para acompanhar as datas da tour, que segue no próximo dia 30 de maio em Porto Alegre, além de local dos shows ou quem irá tocar em cada uma das datas, clique aqui.



Pra quem chegou até aqui e se perguntou “pô, cadê o download dos discos do cara?” Parte dos trabalhos dele (principalmente os antigos) estão pra download (name your price) no bandcamp. Além disso, discos mais recentes saíram no NewAlbumReleases, postrockxchange e TheSirensSounds. Corra atrás, ouça o som, não perca os shows e leve uma grana pra adquirir o merchan da galera que estão foda!

Você também pode gostar

0 comentários