10 anos de Coquetel Molotov em uma mixtape especial

por - 14:11

Coquetel Molotov 10 anos _ Dani Hassejpg


Lembro claramente do show do Teenage Fanclub no Teatro da UFPE no ano de 2004, dentro da primeira edição do Festival No Ar Coquetel Molotov, no mesmo lugar onde será realizada a edição de 10 anos. Tenho uma relação muito especial com o festival, estive em todas as edições, vi diversos shows da vida dentro daquele teatro. Não apenas apresentações de bandas consagradas, como o Teenage Fanclub e o Tortoise, mas também surpresas como o duo frances Berg Sans Nipple e os suecos da Hell On Wheels, bandas que nunca tinha ouvido falar. Vi pela primeira vez ao vivo vários artistas e projetos brasileiros, como São Paulo Underground, Monodecks, PELVs, Tony da Gatorra, Akin, a comemoração de 40 anos do Clube da Esquina, Marcelo Camelo solo, Emicida, entre outros sons bem legais.


Se no ano passado nós falamos que a edição 2012 tinha ficado por demais pop e fofinha, nesse ano a curadoria conseguiu dosar um pouco as coisas, mas sem perder o espaço ganho pelo pop. Como apreciador da música torta e instrumental, me sinto satisfeito com os shows do Hurtmold, Metá Metá e do Bixiga 70 dentro do teatro. Fora dele, estou curioso para ver na salinha os shows da Team Ghost (França) e Memória de Peixe (Portugal). Porém, nesse ano tem para todos os gostos, do eletrônico ao pop soninho, sem contar com o lançamento do primeiro disco solo do Rodrigo Amarante e todo o frisson que um “Hermano” pode causar no Recife.


Além dos dois dias de shows, irão rolar prévias com bandas locais e festas com DJs. Também está confirmado para este ano mais uma edição da Mostra Play The Movie, que acontecerá no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães). Postamos a programação com todas as datas dos eventos aqui. Os ingressos para os shows do teatro começam a ser vendidos amanhã nas lojas Refazenda (Shopping Recife e Paço Alfandega) e online no site sympla. Os preços dos ingressos serão R$40,00 inteira e R$ 20,00 a meia entrada. Confirme presença no evento para saber mais informações e não perca!


Para comemorar o número marcante de dez edições do festival e animar todo mundo pro festival, convidamos Ana Garcia e Jarmeson de Lima, curadores e realizadores do evento, para preparar uma mixtape especial com as atrações desta edição comemorativa. As cinco primeiras faixas foram escolhas de Jarmeson, as cinco últimas de Aninha. Segue a tracklist com os comentários sucintos (de Jarmeson) e empolgados (de Aninha):



01. Memória de Peixe – Estrela Morena: Conheci essa banda em Portugal quando viajei ano passado. De imediato achei que teriam tudo a ver com o festival.


02. Opala – Come Home: A Opala, de Maria Luiza Jobim, está lançando disco agora e é uma daquelas apostas que o festival revela antes da maioria.


03. Claudio N – Levei um Xexo e Noiei: O ecletismo de Claudio impressiona tanto quem já o conhece como quem nunca ouviu. Vai ser divertido ver essas novas composições autorais dele ao vivo.


04. Hurtmold – Naca: Uma banda que fez um dos melhores shows de todos os anos do festival merecia voltar e tocar para um público à altura de sua importância. E ainda mais porque desde então lançaram mais discos e aprimoraram seus projetos individuais.


05. Bixiga 70 – Deixe a Gira girar: Esse novo disco do Bixiga 70 tá um passo além do que já fizeram. Uma pedrada pra ouvir ao vivo. Mesmo que já tenham vindo neste ano, não pudemos conter a ansiedade em ter a banda no lineup dos 10 anos de festival.


06. Perfurme Genius – Hood: Perfume Genius é o projeto de Mike Andreas. Ele lançou o seu primeiro disco “Learning” em 2010, mas passou a ser conhecido com o lançamento do “Put Your Back N 2 It”, de 2012. Já fez turnê com Beirut e tocou em todos os grandes festivais. Acho que é um dos poucos jovens músicos que fala explicitamente sobre a sua sexualidade, um tema tão discutido atualmente. Li uma conversa dele com o Michael Stipo e fiquei completamente apaixonada por ele!


07. Rodrigo Amarante – Tardei: Todos os integrantes tem uma relação bem especial com a cidade do Recife. Eles foram lançados praticamente no Abril Pro Rock. Tenho tido muito orgulho de poder lançar os projetos solos dentro do Coquetel Molotov. Foi uma noite muito especial ter o Marcelo Camelo em 2008 e agora o Rodrigo Amarante. O show é mais intimista e será perfeito dentro do Teatro da UFPE. O disco está bem melancólico e vai ser uma das coisas mais lindas escutar o som dele tomar conta do teatro.


08. Team Ghost – Dead Film Star: Team Ghost é o projeto paralelo de Nicolas Fromageau, do cultuada banda M83 – que nunca veio pro Brasil. Quem sabe com esta vinda, conseguimos armar o show deles para o próximo ano? Para quem gosta de shoegaze, este vai ser um show e tanto. O primeiro disco “Rituals” foi lançado este ano em março. Sim, eles provavelmente funcionariam super bem no Teatro, mas queremos bombar o primeiro dia do Red Bull Music Academy Stage. Cheguem cedo!


09. Grassmass – Mad: Conheço Rodrigo Coelho desde os meus 15 anos, quando ele estava em turnê com Jorge Cabeleira. Com o passar dos anos, vi ele experimentando com a musica. Lembro de encontrar com ele diversas vezes na noite do Recife e falar do seu projeto eletrônico e ele foi um dos poucos brasileiros a ser selecionado a participar do Red Bull Music Academy. Estou super curiosa para ver o que ele vai fazer com toda a sua parafernalha eletrônica. Vem coisa boa aí e já sei que ele está fechando altos shows pelo pais!


10. Juvenil Silva – Desapego: Achei incrível a matéria que saiu este ano no jornal O Globo sobre essa nova cena recifense. Claro que já tinha escutado as musicas do Juvenil, mas não tinha visto ainda um show ao vivo. Depois do FIG, Aline Miranda, que trabalha comigo no Coquetel Molotov, voltou dizendo que tínhamos que fechar este show de qualquer jeito. Confiei na sua palavra e estamos super ansiosos para ver o que ele vai armar no palco do Teatro. É muito bom ver novos artistas tocando com tanta gente bacana e consagrada, acho que essa é a forma que temos de contribuir com os novos artistas, dando esse tipo de oportunidade.


O download da mix pode ser feito neste link

Você também pode gostar

0 comentários