Pré-carnaval com muita cultura hip hop no Recife

por - 14:09

RAPadura10

A informação é escassa, espalhada e até um pouco perdida, mesmo para nós, que gostamos de rap e hip hop e tentamos acompanhar alguns nomes da cena local de nossas cidades, no caso Recife. Porém, nesta semana pré-carnavalesca, teremos alguns shows de hip hop na abandonada Rua da Moeda, no Recife Antigo. Por lá, veremos alguns nomes da cena pernambucana em intercâmbio com dois dos nomes de maior peso do rap cearense.


Entre os destaques locais, já falamos por aqui do rapper Zum, lá de Paulista (leia a entrevista). Da periferia de Caruaru, temos o grupo Consciência Nordestina, que manda bem. Os demais nomes do estado nós não conhecemos e alguns nem achamos links online, são eles: Benji, Junior Baladeira, Insest, Dias Soul. Será uma oportunidade de conferir a galera ao vivo. Além disso, o mestre de cerimônias será o Tiger (Faces do Subúrbio), e nos dois dias terão DJs locais nos intervalos animando o público.


Já os nomes do Ceará são velhos conhecidos nossos, e alguns dos favoritos da casa quando falamos em rap nacional. O sertanejo Francisco Igor Almeida do Santos, conhecido por Rapadura Xique Chico, ou apenas RAPadura faz um rap-pente de primeira linha, misturando o sertão e o nordeste com o rap até no nome. Além das rimas fáceis e rápidas, aliadas a sonoridades tradicionais como o xote e o baião, a mistura dá um toque pastiche que em nada desmerece a qualidade do camarada e deixa tudo mais dançante. Em 2010 lançou seu primeiro trabalho Fita Embolada do Engenho, um dos melhores registros daquele ano, e deve ser a base do show dele adicionado de alguns sons mais recentes.



O Costa a Costa apareceu para o mundo do rap em 2007 com sua única mixtape, Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa. O resultado, naquela época, foi meio que um boicote de bastante gente porque, como eles mesmos dizem, vêm do gueto do gueto. Aquilo era forte, e tinha um apelo diferente do que era feito por aí. O Costa a Costa leva mina pro show, tenta quebrar aquela patrulha chata pra caralho dentro do rap e consegue ser um dos grupos mais importantes da história do rap brasileiro, fazendo basicamente o seguinte: falando que sim, eles querem grana. Por sinal, se você esteve por fora do mundo em 2013, o Don L, um dos integrantes do grupo, lançou sua primeira mixtape e foi um sucesso.


O evento é uma parceria entre a Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco e a Secretaria de Cultura da Cidade do Recife e acontece de graça nos dias 25 e 26 de Fevereiro (quarta e quinta-feira), a partir das 18hs. Além dos shows, ainda vai rolar muito graffiti e dança de rua, com diversos nomes e grupos locais. Não duvido nada que role uma apresentação da rinha de MCs por lá também. É esperar pra ver!



Pré-carnaval Hip Hop Recife 2014
Onde? Rua da Moeda, Recife Antigo.
Quando? 25 e 26 de Fevereiro, a patir das 18h.
Quem?
25/02: Dj Stanley, Benjin, rapper Zum, Consciência Nordestina, Costa a Costa (CE)
26/02: Dj Renato Damata, Dias Soul, Inserts, Junior Baladeira, RAPadura (CE)
Quanto? De graça!

Você também pode gostar

0 comentários