A internet não é tão legal assim

por - 11:05

terms and conditions may apply


Eu sou uma pessoa paranoica e quem convive comigo, sabe disso. Não confio na internet. Sou igual seu avô, só para deixar claro. E você deve se perguntar o porquê disso. Qual o motivo de uma pessoa deixar de acessar páginas da web com o Google Chrome para usar o lento e travado (foi mal, Mozilla), Firefox cheio de extensões de “Dot Not Track Me”, um bloqueador de anúncio que vai um pouco além, uma ferramenta para autodestruição de cookies assim que você fecha a aba e por aí vai? É simples. A maioria dos sites te monitora de uma forma absurda.


Você provavelmente já notou que quando abre um site e há aquela widget do Facebook, como temos aqui no Altnewspaper, e ele tem um tema específico, em instantes, você recebe um anúncio sobre aquele determinado assunto na rede social do Mark Zuckerberg. Quando você está desempregado e começa a buscar vagas, chove spam na sua caixa do Gmail falando sobre oportunidades de emprego e por quê? Há monitoração nos seus passos online, principalmente no que diz respeito a serviços “gratuitos” como coisas oferecidas pelo Google, Facebook, Hotmail e cia.


Eu poderia passar anos compartilhando a minha paranoia e as tentativas de configurar um sistema operacional dentro de outro rodando uma máquina virtual que está instalada em um arquivo criptografado, mas ao invés disso, lembrei desse documentário que assisti em um sábado à noite na GNT, Terms and Conditions May Apply, encontrei com legendas no Youtube e compartilho (risos) com todos. O filme foi dirigido pelo Cullen Hoback e aborda tudo o que falei de um modo interessante, um pouco apocalíptico, mas acho que não tem como ser de outra forma.


Por favor, não falem pra mim coisas como “ah, mas eles têm um bilhão de pessoas, por que logo você?”. A resposta é: eles lêem tudo de todo muno e há relatórios que são vendidos monitorando gostos e informações. “Eu nem ligo, não devo nada pra ninguém”. Ok, camarada, bom pra você que não se importa que os outros sabem o que você fala com sua família, amigos e etc, mas eu transo um pouco de privacidade.


*Para ativar as legendas no Youtube, clique no ícone do lado esquerdo da engrenagem.


Você também pode gostar

0 comentários