"Olha só..."

por - 15:06

marcelo


Estava ouvindo Los Hermanos e me toquei que “Cara Estranho” é sobre um coxinha inseguro que não manja muita coisa. Você pode estar se perguntando como eu nunca reparei isso antes, mas é que nunca fui muito fã dos caras. Quem diria que com Los Hermanos eu poderia ter uma mensagem tão esclarecedora, ou melhor, uma mensagem não-tão-esclaecedora, mas ainda assim, uma mensagem.

Metáfora interessante esta que pode ser associada à própria páscoa, se pararmos para pensar. Pelo amor de Deus, eu não estou dizendo que o Marcelo Camelo é o novo Jesus, mas o feriado religioso em questão tem seu significado oculto. Não que tenhamos que esperar um feriado para botar em prática a cordialidade, mas tem datas no calendário que te forçam a refletir um pouco mais. Ou talvez não. De qualquer maneira, chocolates significam algo para aqueles que os comem e se sentem bem. Nada como uma grande dose de serotonina para fazer você sossegar o facho.


Enxergar além daquilo que se espera acaba sendo uma grande habilidade de leitura do mundo em que se vive, considerando que o óbvio é tão relativo e nem sempre óbvio mesmo. O coletivo nem sempre vai falar do individual, portanto, devemos ser mais cuidadosos quanto aquilo que queremos que todos compreendam, por mais óbvio que as vezes as mensagens pareçam ser. Eu mesmo adoro achar que estou sendo claro, quando na verdade não estou. Devo estar fazendo isto agora, aliás.


E no fim das contas, quantas mensagens são passadas sem a clareza necessária? Alienígenas e círculos estranhos das plantações de milho e cana que o digam. Devemos aprender a tentar discernir mais a comunicação em níveis menos expressivos para tentar entender o mundo de forma mais plena. Claro, excessos e exageros não podem ser considerados. E daí que o Tony Montana fala a palavra “fuck” 223 vezes no filme? Procurar entender se realmente foder tudo, desde família a amigos e interesses, vale realmente a pena para se ter o que quer. Precisamos de mais gente crítica, alguns dizem. Pergunto-me se instruímos pessoas a pensar de tal maneira. Porque vejo caras estranhxs o tempo todo.


jesus

Você também pode gostar

0 comentários