#TerçaGringa: O God Is An Astronaut vem ao Brasil e isto é uma boa desculpa

por - 14:10

unnamed


O God Is An Astronaut (ou GIAA) é uma banda formada no ano de 2002 por dois irmãos Kinsella, só que gêmeos e da Irlanda. O grupo foi responsável pela disseminação do tal termo post-rock por aqui. Isso porque nos idos anos de 2003-2004, quando começaram a usar o termo com mais frequência por aqui, o GIAA foi um dos grupos dado como exemplo, caracterizando o som junto com Explosions In The Sky e outras tantas que já mandamos nesta mesma coluna.


Nesta época, conheci o primeiro disco do grupo The End Of The Beginning, de 2002, que além do fino instrumental tem uma pitada de som meio espacial. Na real, não tenho certeza se Deus é um astronauta, mas se eu fosse, provavelmente iria para espaço ouvido o GIAA.


Depois deste, veio o All Is Violent, All Is Bright, de 2005, com guitarras mais altas e presentes, e o uso dos vocais como instrumento, com alguns dos melhores momentos da música instrumental que eu já escutei. O EP A Moment Of Stillness, 2006, vai no mesmo caminho do ano anterior.



Em 2007 a banda lança Far From Refuge, no qual de cara a pessoa pode perceber a presença da bateria em destaque no som. No percorrer do disco, a guitarra retorna e divide as atenções com a percussão. É neste trabalho também, que a banda começa a soar numa mistura de post e math rock. Em 2008, eles soltam um disco homônimo e que segue um caminho parecido do anterior, mas com o retorno da ambiência espacial.


Finalmente o quinteto dá uma pausa e resolve passar um ano sem lançar nada. Foi quando eu parei de acompanhar de perto o grupo irlandês, mas posso dizer que Age of the Fifth Sun, de 2010, tem a memorável canção "In The Distance Fading", lançado como single antes do disco. Trata-se de um registro, em alguns momentos, pesado.


Em 2013 o God is an Astronaut retorna com o belo Origins, que só fui escutar na integra este ano. Um disco bem trabalhado, que resume bem a carreira da banda até então. Provavelmente será o repertório das apresentaçõesdo grupo pelo Brasil! Sim, o God Is An Astronaut tem shows confirmados dentro do Overload Metal Fest no Rio de Janeiro (4 e 5 de setembro), ao lado do Alcest, Fates Warning, Swallow the Sun,  e em São Paulo (6 de setembro) com a apresentação da banda Labirinto.



Por sinal, reza a lenda que ao vivo o grupo é um espetáculo áudio visual, em que cada música tem um vídeo representativo para ela na hora em que é tocada. Ou seja, deve ser um show que impressiona não apenas pelo som, mas pela imagem. Falando em Labirinto, o selo da banda, a Dissenso Records lançou trabalhos do GIAA aqui no Brasil. Só não tem o material físico quem não quer.


Agora como temos uma boa desculpa, para fechar está #TerçaGringa feliz, deixamos para vocês a discografia do grupo em 320 kbps para download em torrent, que achamos na internet. Por favor, ao baixar, dissemine com os demais o máximo possível.


GIAA - Completo

Você também pode gostar

0 comentários