Torcedores torcerão

por - 16:06

torcida


A falta de criatividade dos torcedores brasileiros quando o assunto é exaltar a seleção que está sendo apoiada é notável. Não injustificável, visto que se os amigos tupiniquins estiverem acompanhando os gringos no quesito fígado, estão todos perdoados. Gritar que é brasileiro com orgulho acaba sendo irritante por se ouvir o tempo todo o tal orgulho, além claro de que não ouviremos esta afirmação até que a próxima copa se aproxime, mas não dá pra cornetar o espetáculo que a torcida faz, isso seria como questionar a convocação de Henrique, Fred e Jô e pedir lógica na explicação.


O mesmo vale para os outros, que continuam felizes a torcer para suas seleções. O torcedor é uma figura emblemática, tal como a relação entre Aécio Neves e o pó. E sem este, nada seria o espetáculo. Não há evento sem plateia e plateia boa é aquela que não sabe o que está dizendo ou porque exatamente está xingando a presidente. Torcida é torcida, afinal de contas. Crianças farão criancices e torcidas farão torcidices, independente do nível de coxismo presente no estádio, que não era pouco aliás.


O primeiro jogo de futebol que vi em estádio na vida foi Portuguesa contra Rio Claro, pelo famigerado paulistão de 2003. Foi zero a zero e choveu no dia. Xingar gente que nunca tinha visto foi acolhedor e único em toda a vida até o momento. Daí compreendi a importância do futebol na vida do brasileiro, até porque o estádio é uma experiência antropológica valiosíssima. Não gostar de futebol e renegar a cultura popular do seu país é perfeitamente possível, diferente do serviço militar que é obrigatório. E ainda tem que jurar bandeira.


Mesmo na melhor copa que estou vivenciando, o fator torcida percebe-se como sendo o mesmo em níveis globais. A torcida sempre torcerá. Não há fatores cruciais em nenhum aspecto que anularão a máxima lógica que é esta. Redundante, pode apostar que sim. Só não confunda a torcida com qualquer outro elemento opinativo racional. Somos seres racionais, exceto na torcida. Por isso o país inteiro grita, xinga e sofre. O mundo é uma grande arquibancada em tempos de copa. As bolsas de mijo e os bandeirões vão tampando a visão do show que é a verdadeira realidade a qual estamos submetidos.


platao

Você também pode gostar

0 comentários