Você é "Classe Média"?

por - 11:08

Embora muitas pessoas digam que o bem material é o que define essa categoria, na verdade, não é? Classe média é um estado de espirito, ou melhor, a ausência de estado de espirito.

Ela nasce no período feudal, da burguesia. Os burgueses eram os intermediários entre os nobres e os camponeses. O termo "burgues" vem de "burgo" (pequenas cidades protegidas por muros, mais ou menos como os condomínios de classe média). Os burgueses eram desprezados pelos nobres. Restou apenas exercer poder e prestígio sobre os camponeses, porém, os verdadeiros chefes e senhores dos camponeses eram os nobres.

Começa assim a nascer essa deformação chamada Classe média. Ela luta por um lugar ao sol há muito tempo. Não é classe trabalhadora (operária ou camponesa) e nem é rica, apenas um intermediário eternamente frustrado. A classe média nunca alcançará a riqueza, ela não nasce da nobreza, falta-lhe fôlego, pois é difícil manter a mínima qualidade de vida utilizando crediários, pagamentos parcelados no cartão. A classe média nunca achou o seu devido espaço na sociedade, nem na tecnocracia, nem nos governos militares, ela nunca foi ou será rica.

No Brasil, a classe média tem alguns vícios vindos do período colonial. Tentam imitar os nobres, mas acabam se assemelhando mais com os capitães-do-mato ou capatazes que torturavam os escravos para agradar os seus súditos, vem daí a faceta violenta e fascista da classe média. O classe média é plutocrata (sem ser rica), racista, preconceituosa, sobretudo ignorante, porque segue fielmente os grandes meios de comunicação em massa e nunca olhou pra si, nunca se percebeu e sempre viveu no vácuo dessa eterno desejo de consumo.

Não sei vocês, mas eu nunca fui e nem pretendo ser a classe média do Brasil.

[gallery ids="25625,25626,25627,25628,25629,25630,25631,25632"]
* Serie de artes do músico, compositor, desenhista Kiko Dinucci.

Você também pode gostar

1 comentários

  1. só hj conheci seu trabalho, pelo Muda Mais.. aproveitei para buscar tb o Metá Metá, parabéns! principalmente pelo seu humor e crítica, seu traço, sua percepção..mto bom!!
    Abraços
    ana

    ResponderExcluir