Mixtape Altnewspaper 2014 - MPB e Brasilidades

por - 12:10

frente_mpb_2014_bx


Neste ano, resolvemos convidar várias pessoas para que fizessem mixtapes temáticas de 2014 para o Alt. Uma dessas personalidades, que aceitou o desafio na hora, foi o jornalista Dafne Sampaio, um cidadão do mundo, nascido no Ceará, mas que já morou no Rio de Janeiro, em Ribeirão Preto e se fixou em São Paulo, onde vive por mais de 20 anos.

Para ele, pedi que fizesse uma compilação do que rolou em 2014 na música brasileira de raiz, aquela que normalmente recebe o nome de MPB e cai no esquema no pop de brasilidades sonora. Vale lembrar, que boa parte dos discos que mando no Hominis Canidae e fazem parte deste gênero, são divulgados pelo Dafne nas suas redes sociais. O jornalista confessou que teve dificuldade em saber se algumas das faixas selecionadas eram ou não MPB, até porque nem ele e nem nós entendemos muito bem o que significa esse rótulo hoje em dia. Não sei se erramos na nomeação, mas com certeza, as faixas mandadas por ele tem pelo menos uma coisa em comum: a alta qualidade da produção musical de nosso país.

fundo_mpb_2014_bx

Em meio a nomes cada vez mais conhecidos na música brasileira, como Juçara Marçal e Lucas Santtana, podemos ver alguns artistas menos conhecidos (pelo menos por mim), mas com bastante talento, como são Gustavo Galo e Celso Sim. Outra característica interessante da mixtape feita pelo Dafne é a presença de duetos e parcerias, como a do próprio Galo com a Ava Rocha, a do Russo Passapusso com a Anelis Assumpção e o Tom Zé com o Kiko Dinucci.

A coleta só ficou mais bonita depois que convidados a artista plástica Andrea May para fazer a arte da mixtape, que mostrou mais uma vez uma excelente qualidade em seu trabalho. Nas próximas semanas, outras compilações temáticas comemorando o ano de 2014 aparecerão por aqui. Por enquanto, ouça e baixe a feita pelo Dafne.


Você também pode gostar

0 comentários