#TerçaGringa: o alt-country ou folk do israelense Eef Barzelay

por - 15:10

05_2011_12_eef_2
Depois que me casei, um dos meus programas favoritos é assistir filmes com a minha mulher, e nós fazemos isso todos os finais de semana. O mais recente foi o drama Rudderless, que conta a história de um pai que tenta superar a perda do filho e a tragédia causada por ela. Após ter acesso a uma caixa com CDs, ele descobre que ali estão canções escritas pelo filho que morreu e resolve interpretá-las para o mundo. O longa é bacana, mas a trilha sonora, principalmente pelas letras das músicas, é a grande estrela da história.

Pesquisando na internet consegui baixar a trilha sonora do filme e descobri que as músicas foram compostas pelo israelense Eef Barzelay, que vive em Nashville faz um bom tempo e é um dos cabeças do Clem Snide. O grupo eu até já conhecia, pelo misto de letras engraçadas e sonoridade tanto tradicional como moderna. Parece indie rock ao mesmo tempo que soa meio alt country e até com um pezinho no folk/ blues americano. Além disso, ele também faz parte de bandas de apoio de nomes como Ben Folds.


Fui parar no Bandcamp dele (e do grupo) e por lá perdi algumas horas envolvidos tanto nas inusitadíssimas versões que ele faz de bandas como Velvet Underground, passando por Bob Dylan e Lionel Richie e chegando até em cantoras pop como Madonna, Amy Winehouse, entre outros grandes nomes da música americana e mundial. Além dos álbuns de covers, destaque para os registros temáticos, que vão desde aqueles para se escutar depois que todo mundo for embora da festa de natal ou de ação de graças até um EP do dia dos namorados.

O camarada também trabalha bem dentro de trilhas sonoras, seja compondo as canções ou em performances, tanto que mal tinha lançado seu primeiro EP solo, já emendou com a as músicas do filme do estranho/legal Rocket Science, de 2007. Depois desse longa, mais alguns aparecem no currículo de Eef Barzelay, todos pouco conhecidos ou independentes. A parte mais legal desse papo é que boa parte do que tem no Bandcamp do músico está para download no esquema pague o quanto quiser. Divirta-se!


Você também pode gostar

0 comentários