Compilação para iniciantes: Walverdes

por - 11:04

walverdes_-_f_daniel_lacet
A gente tem umas ideias meio loucas e do nada elas viram sessões. Tempos atrás, Elson Barbosa upou uma compilação com músicas que ele considera essenciais da Swans. Falamos com o camarada e soltamos aqui no Alt, para mais gente conhecer o som da banda e iniciamos o "compilações para iniciantes". Resolvemos convidar outras pessoas que sacam de música no Brasil para participarem da brincadeira e o potiguar Hugo Morais, do site parceiro O Inimigo, topou o desafio. Ele selecionou 13 faixas dos gaúchos do Walverdes, uma entidade do rock independente nacional e mandou para nós, com direito a texto falando do único show da banda que ele viu na vida e link pra download!

"Em 2006 a Walverdes veio a Natal. Era um show que eu queria ver e pensava que nunca veria, assim como eu pensava sobre a Autoramas. Fato é que show da Autoramas já perdi as contas de quantos já vi. Já da Walverdes apenas o show de 2006 no Festival DoSol. O palco ainda era no Largo da Rua Chile e naquele ano o público foi pequeno. Bem, quem não foi perdeu um show histórico. Lembro que tinham umas banquinhas vendendo produtos, expondo zines e etc. Tinha gente lá "perdendo o tempo". Eu fiquei feito uma estátua parado no meio da rua de braços cruzados vendo e ouvindo tudo. Patrick estava descalço. Rubenich estava aparentemente inquieto com algo. Já Mini estava zen como sempre. O desfile de músicas foi ensurdecedor e no fim duas influências que permeiam o trabalho da banda vieram à tona: Nirvana e Black Sabbath. Nunca mais eu vi um show deles.

As 13 músicas escolhidas passeiam por várias fazes da banda. Inclusive uma instrumental em clima de jam session com direito a percussão. Nas outras 12 faixas o que impera é velocidade e peso. Seja na guitarra, no baixo ou na bateria. Já as letras são minimalistas, não há poesia e nem rebuscamento. Assim como a sonoridade, elas são diretas, vide "Câncer" ou a romântica "Domingo". Se apertar o play não dirija."

Ouça a compilação abaixo:

Você também pode gostar

0 comentários