O Filipe Nevares sabe muito bem como fotografar mulheres

por - 11:06

Filipe Nevares

Filipe Nevares é um fotógrafo que vive em São Paulo. Tira foto de bandas e atualmente trabalha com o grupo Pollo, mas o que chamou muito a nossa atenção foi seu olhar singular em seus retratos de mulheres.

Inspirado atualmente por fotógrafos como Van Styles e Mike "Ohrangu" Tang, Filipe enxerga mulheres como se fossem paisagens. "Todas têm sua beleza", diz. A forma como elas aparecem são da maneira mais real possível, cada uma traz sua beleza em curvas diferenciadas, sem padronização.

Para saber um pouco mais de como funciona para o Filipe fotografar lindas mulheres, suas influências e os sons que ele curte colocar enquanto faz os retratos da modelo, conversamos com o fotógrafo e separamos algumas de suas fotos. Confira o trabalho dele no Instagram e no site oficial.

Quando e por que você começou a fotografar mulheres?

Foi em 2009, eu estava me interessando por fotografia, e por sempre ter tido mais amigas mulheres que homens, e por mulheres na época darem mais importância pra fotografia também, acabava fazendo fotos pras amigas, pois as máquinas digitais estavam se popularizando.

Por que esse interesse em nu artístico e qual o cuidado que você toma para que as fotos não sejam mais "hardcore"?

Eu costumo ver mulheres como paisagens, sabe? Todas têm sua beleza, algumas paisagens agradam mais algumas pessoas, e outras consequentemente outras pessoas, e as roupas são como construções nessas paisagens, são lindas, mais não deveriam estar ali, sabe? Na verdade eu não tomo esse cuidado, quando elas tem de ser hardcore eu deixo que sejam.

Quais são os fotógrafos que você se inspira?

Isso sempre foi uma questão de fase, no começo da carreira eram uns, e agora tenho acompanhado trabalho de outros, atualmente tenho curtido muito o trabalho do Van Styles, e do Mike "Ohrangu" Tang.

O que você busca passar nas fotos?

Passar a verdade, e se for pra ser fantasia, que seja com uma história por traz dela.

11265133_884772314900047_8077695457579155386_n

Vi que você também faz (ou fazia) fotos de shows e promos de bandas. Que tipo de som você curte? Tem algum grupo ou música que te inspira a fotografar mulheres e etc?

Eu faço, na verdade é o que me mantém, fotografia feminina anda muito menosprezada no mercado, qualquer pessoa com uma foto se sente no direito de fotografar mulheres, e as mulheres se permitem serem fotografadas sem roupa por qualquer fotógrafo, e isso está quebrando o mercado. Eu atualmente trabalho com o grupo Pollo, apesar de ser rap. Eu gosto de músicas que tenham boas melodias e swing, e pra inspirar a fotografia feminina eu sempre coloco The Weeknd ou Chet Faker.

Qual é o maior desafio quando você está fotografando as mulheres? Já rolou algum caso em que a mina desistiu no meio do ensaio?

O maior desafio é fazê-la mostrar os seus desejos ocultos, sempre digo que aquele momento é uma experiência, e na vida temos que viver experiências, é o sentido de tudo. Nunca rolou, pelo contrário, há na maioria dos casos meninas que querem fazer apenas algo sexy ou provocante e acabam fazendo nu sem "nem perceber", no sentido de que, elas se empolgam com o que veem na câmera, e decidem se dar essa oportunidade.

O que você acha do cenário atual da fotografia no país? O número de pessoas que fotografam, mesmo não sendo profissionais, aumentou muito, principalmente por causa da tecnologia e etc. Você tem gostado das coisas que vê por aí?

Olha seria legal tudo isso se com a câmera as pessoas buscassem aprender mais, se interessarem pela fotografia em si e não por serem fotógrafos. No Brasil vivemos em uma terra de preguiçosos, e viver de fotografia é quase um sonho pras pessoas, pois acreditam na ilusão de ser uma vida hype, cercado de mulheres, badalação, não tem preocupações e só viaja tirando lindas fotos, o que não é verdade. Alguns sim são privilegiados, outros não, mas acredito que o tempo se encarrega de dizer quem realmente é forte e bom no que faz. Gosto de pouca coisa que vejo na verdade, além de eu ser muito exigente com uma fotografia.

[gallery ids="26968,26969,26970,26971,26972,26973,26974,26975,26976,26977,26978,26979"]

Você também pode gostar

3 comentários