Melhores Músicas de 2015: Siba – "Marcha Macia"

por - 12:17

[caption id="attachment_27745" align="aligncenter" width="695"]SIBA-_José-de-Holanda-0185 Foto por José de Holanda[/caption]
O pernambucano Siba Veloso é um letrista de mão cheia. Em 2012 voltou a empunhar a guitarra como instrumento a ser tocado junto com sua voz. Neste ano, lançou o belo e singelo De Baile Solto (baixe aqui), um disco simples, em que as letras e os arranjos são mais importantes que o processo de gravação. Não estou dizendo que o disco ficou ruim, muito pelo contrário, a característica de independência plena fez com que Siba aprimorasse ainda mais suas letras.

"Marcha Macia" foi lançada como single em março deste ano, uma letra forte, marcante e que faz todo sentido na estado e cidade de nascimento do músico. A canção foi feita em defesa dos maracatus, que foram proibidos de tocar durante a madrugada, inclusive no carnaval, nas cidades do interior do estado. Uma afronta a uma cultura que Siba defende com unhas e dentes, além de ajudar a popularizar em todo mundo. Porém, a música se fortalece ainda mais, pois a letra é perfeita para outros movimentos e problemas da cidade de Recife. O leilão ilegal do Estelita, um bairro da cidade envolvida em um projeto chamado Novo Recife, que consiste na construção de várias torres em uma região crucial da cidade, a beira do rio, um projeto completamente inadequado, se pensarmos em meio ambiente e qualidade de vida na cidade. Uma cidade vendida por políticos para empreiteiros, como acontece em diversos locais do mundo. “Só um detalhe quase insignificante, embora o plano seja muito edificante. Tem sempre a chance, de alguma estrela irritante, amanhecer irradiando o dia”. No caso, uma constelação, que ouviu Siba e só engrossou o coro dos cantores da fuloresta do samba, que participam da canção. "Marcha Macia" é um dos hinos de 2015, entoado fortemente em todas as apresentações do cantor pelo Brasil.

Você também pode gostar

0 comentários