365 Girls in a Band - Review #1

por - 12:00

eleven

Estreamos hoje uma parceria com o Altnewspaper. Toda semana, um resumo das bandas que passaram pelo 365 Girls in a Band nos últimos 7 dias vão aparecer nessa coluna com links para sons, vídeos e outras informações.

Sister Rosetta Tharpe


Sister Rosetta Tharpe foi uma das mais influentes cantoras, compositoras e guitarristas do gospel/rock. A sua música, especialmente seu estilo de guitarra, influenciou nomes como Jerry Lee Lewis, Chuck Berry e Johnny Cash e lhe rendeu o título de Madrinha do rock 'n roll. Tharpe gravou o primeiro disco de gospel da Decca Records, levando o som das igrejas para as pistas do pop, provocando a ira de pastores e fiéis e conquistando um público enorme com suas canções. O álbum que indicamos é Sister Rosetta Tharpe: Live in 1960, lançado apenas em 1991. Ele traz os maiores hits de Tharpe, além de mostrar sua potência no palco.


Eleven


Eleven é um trio de Los Angeles surgido no auge do grunge, no começo dos anos 90. Formado por Alain Johannes e Natasha Shneider, a princípio com Jack Irons na bateria, a banda tem suas próprias marcas, como as guitarras ruidosas, cortes secos e letras elaboradas. O grupo não teve o destaque de outras do período, como Pearl Jam ou Nirvana, mas seu estilo único se destaca do grunge e traz qualidade musicais que talvez os tenham feito se deslocar do movimento. Escolhemos o álbum Eleven, de 1993, para representá-los, por considerar que ele mostra o entrosamento dos membros e também o som instigante do Eleven.


Post


A Post é uma dupla instrumental formado por Vanessa de Michelis e Jiulian Gonçalves. Com um som noise e experimental, elas apresentam show enérgico e enchem o palco mesmo sendo apenas duas integrantes (guitarra e bateria). Além da banda, Vanessa e Jiulian são envolvidas com vários outros projetos em outras frentes, como o feminismo e a permacultura. Baseadas na filosofia punk, as meninas levam as suas vivências e práticas de criação e resistência para a o campo musical. Post Sessão Ao Vivo foi lançado em k-7 pela Dama da Noite Discos em janeiro de 2016.


Queen Latifah


Queen Latifah é cantora, compositora, atriz, produtora de gravação e de TV, apresentadora, rapper, atriz, modelo e comediante. Super conhecida, essa multiartista é uma grande representante das mulheres negras nas artes e uma pioneira do hip hop feminino americano. Order in The Court (1998) é o quarto disco de Latifah e foi gravado na lendária Motown Records. O álbum é uma ótima mostra da potência de voz e das composições da americana


Bananarama


Bananarama é um trio inglês formado pelas amigas Woodward, Dallin e Fahey. Ligadas à cena punk, as meninas chegaram a fazer backing vocals para nomes como Iggy Pop e recusaram a produção de Malcolm Mclaren. São a 'all female band' com mais músicas nas paradas britânicas. Desde 1992, a banda tornou-se um duo. O disco de estreia das moças, Deep Sea Skiving (1983), traz regravações de seu primeiro single, um sucesso no underground inglês e mais nove canções, quase todas de autoria delas.


Wildbirds & Peacedrums


Fugindo dos formatos fechados propostos pela faculdade de música e interpretação, a dupla Mariam Wallentim e Andreas Werliin criou o Wildbirds & Peacedrums, uma banda que mistura jazz e pop, com uma base percussiva forte e usando instrumentos como o harmônio e a cítara. Bem recebidos pela crítica, seus discos tem altíssima qualidade. Rhythm (2014), último álbum lançado até o momento, tem o forte elemento percussivo que marcou o começo da carreira deles e traz ainda um ótimo uso do vocal de Mariam.


Trippple Nippples


Esse trio japonês é, ao mesmo tempo, um grupo musical e artístico. Enquanto se apresentam. Yuka Nipple, Qrea Nipple e Nabe Nippple, apoiadas por Joseph No, Jimi Mased e Eddie Clay, fazem performances tão energéticas e extremas que já chegaram a ser expulsas de algumas casas onde tocaram. Sua forma de lançar músicas também foge ao convencional: suas canções de electropop se espalham pela internet, seja no site oficial da Trippple Nippples, seja em sites especializados de música eletrônica. Mesmo sem álbuns, suas mp3 ganham cada vez mais ouvintes pelo mundo e suas base de fãs só cresce.

Você também pode gostar

0 comentários