Salve o grupo Nã e ouça o single "Xangô"

por - 11:00

[caption id="attachment_27969" align="aligncenter" width="695"]IMG_0355 Nã por Lais Gouvêa[/caption]

No final de janeiro, o baterista mais fofo de Sergipe, o Thiago Babalu, mandou um e-mail para a gente com o título "e aí gente!". Nele tinha um link privado para o disco do , novo projeto que ele e o Renato Ribeiro fazem parte, e que tem um som estranho, torto, e ao mesmo tempo um tanto pop.


Com o andar do papo, Babalu colocou os integrantes da banda no e-mail e foi aí que a coisa pesou. Não se trata apenas de um projeto musical, mas de um super grupo. Nela, além dos ex-integrantes do Gigante Animal, temos nomes como Rogério Martins (Hurtmold, entre outros projetos), reunidos com Bjanka Vijunas, Michel de Moura e Thiago Pereira (ambos do Projeto Da Mata) e uma galera nova, que eu não conhecia, como Fernanda Broggi e Rafael Noleto, mas que se garantem um bocado.


O nome da banda também tem uma origem peculiar. De acordo com Michel de Moura, "o nome NÃ é polissêmico, múltiplo. Corruptela de Jaçanã (o pássaro, o bairro onde fica 'nosso' estúdio), Nanã (orixá; alguns de nós são simpatizantes das religiões afro-brasileiras); em Tupi, significa "parente, irmão, irmã" (Tupi nã bá)", afirma. Todas estas influências parecem carregadas no disco.


Ouvindo o álbum, para mim soou como uma mistura de um instrumental torto e carregado, meio Fugazi, meio math rock, bastante quebrado com um vocal pesado, que vem em coro (ou seja, sempre no mínimo dobrado), elementos de percussão tipicamente usados na música brasileira e de origem africana, sopro e porque não, equipamentos eletrônicos. É como se o futuro e o passado emergissem no som deles. O moderno encontra o psicodélico, o post-hardcore encontra o Sorongo.


Entre as 12 músicas que compõe o disco Farpa, que será lançado em breve, três caíram bem de cara. Uma delas, a banda liberou hoje como single de estréia. "Xangô" é o orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo. Um nome retirado da língua iorubá. A letra da música salva quem é de guerrilha, quem não baixa a cabeça para nada e que enfrenta qualquer um. Uma pedrada da melhor qualidade, ouça abaixo e faça o download de graça no Bandcamp da banda.


Você também pode gostar

0 comentários