Salute to Studio One: Deskareggae Sound System homenageia lendárioestúdio jamaicano

por - 11:00

[caption id="attachment_28193" align="aligncenter" width="695"]deskareggae-crew-Créditos de Marconi Henrique por Marconi Henrique[/caption]

Reggae é um dos primeiros gêneros musicais genuinamente jamaicano. Através de adaptações e experimentações o estilo foi conquistando mais e mais as pessoas, primeiramente, da ilha caribenha e, mais tarde, mundo afora. Um dos pioneiros da produção musical de lá foi Coxsone Dodd, fundador do Studio One.

Dodd fundou em 1954 o sistema de som Downbeat e rapidamente obteve resultados bastante satisfatórios, o fazendo fundar alguns outros sistemas. Com a crescente demanda de festas e inicial competição com outros sistemas de som, fundou o estúdio/selo musical e lançou suas primeiras gravações em 1963, participando ativamente e influenciando a produção musical de ska, rocksteady e reggae. Por lá, passaram os maiores nomes da música jamaicana, dentre eles: Bob Marley, Burning Spear, Johnny Osbourne, Skatalites e muitos outros.

Conectando-se às mesmas frequências que ecoam da Jamaica desde então, assim nasceu o Deskareggae Sound System, fundado em Belo Horizonte por Ruffah, Leo Vidigal, Pedro Varella e Yuga. Além de bailes abertos e fechados na cidade, o grupo investe em produções próprias – também conhecidos por dubplates – e diversas outras iniciativas de fomento à música reggae.

deskareggae-monkey jhayam

Uma dessas iniciativas é o Salute to Studio One, obviamente um tributo à Coxsone Dodd e seu legado. Para felicidade dos amantes do reggae, em janeiro deste ano, no Salute to Studio One Volume 1, a equipe disponibilizou uma longa mixtape recheadas de versões do Studio One com os mais variados artistas internacionais que fizeram história no reggae.

Numa nova homenagem, decidiram fazer um tributo nacional e escolheram o toaster/mc Monkey Jhayam para celebrar. Monkey é um dos artistas mais versáteis do reggae nacional, seja com banda ou nas versões de um sistema de som, ali está ele para rimar e enviar sua mensagem. No Salute to Studio One Volume 2, Jhayam manda sua mensagem e convida Guux, Laylah, Likkle J, WsoulJah The W Soldier, Lucas Rasta, Junior Congo, Michel Irie e Kamp Far-I para também mandarem suas mensagens.

Uma mixtape com mais de uma hora de som, com mixagem de Ruffah, arte de Yuga e masterização do grande produtor Jeff Boto, que leva à frente o Original Dubatak Records. Já falamos por demais, agora é por sua conta... Aperte o play!

Salute Studio One Volume 1



Salute Studio One Volume 2



Download - Salute Studio One Volume 2

Você também pode gostar

0 comentários